zzzzzzzz

 

Fórum
Diálogos, Perguntas e Respostas
O Ego e as Representações Mentais

Apesar de ter lido no texto sobre a formação da efígie mental, gostaria que fizesse uma diferenciação sucinta entre o eu e a efígie, pois como mesmo falou e compreendia, trabalhamos por eliminá-los da mesma forma...

Na verdade é o Ego e Representações Mentais, pois Efígie é um tipo de representação mental.
O Ego são defeitos, são particularidades que temos que absorvem alguma emanação da consciência.
O Impulso sexual, por exemplo, é algo divino, mas quando o ego toma posse desta fração de consciência, justifica por meio da inteligência que tem a consciência, sua fornicação, seu adultério, etc...

A Representação mental é apenas uma imagem, uma memória por assim dizer, que criamos de uma pessoa ou objeto.
É Uma recordação de atributos de alguém ou de alguma coisa, como uma foto. "Fulano é simpático, é alto, se veste bem...", é uma impressão de um contexto que temos ao observar a pessoa.
E Quando há interesse sexual, torna-se uma efígie, que no caso atua quase como um eu, porque ganha certa vida, já não é mais só uma imagem. Há efígies que depositamos energia da consciência, mas não se transformam em ego porque não aprisionam dentro de si a consciência.

Há egos que modificam nossa memória, alteram estas impressões que tivemos.
Se formos iracundos, ao pensar na figura de alguém, podemos projetar nossa ira sobre a figura aquela pessoa, vendo-a como nefasta. Mas uma coisa sempre é o ego e outra coisa são estas formas mentais que temos, esta recordação subjetiva.

27/12/12