zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Filosofia
O Caminho Individual

Bem sabemos que apesar de sempre haver outras pessoas trilhando o mesmo caminho de integração com a Divindade, a realidade é que há muito que somente cabe ao próprio indivíduo realizar, por ele mesmo, como é o caso desta integração que temos de ter com nossa Divindade Interior e por consequência, perceber estes fluxos universais de vida que nos impulsionam a diferentes realizações que corresponde apenas a nós realizar.

Há muitos momentos difíceis no caminho, isto porque nos acostumamos diversas vezes com situações aparentes e com aspectos da coletividade, seja no sentido humano, seja no aspecto esotérico como Trabalho Esotérico em seu aspecto conjunto.
Mas por detrás destas aparências, por detrás desta coletividade e convivência há esta real necessidade de integração do Indivíduo por ele mesmo a estas bases espirituais.

Seria impossível para qualquer um, determinar o verdadeiro destino superior que corresponde a este trilhar, sem esta integração tão necessária e básica a qualquer avanço espiritual concreto.
Qualquer coletividade que não conduza o Indivíduo a esta integração espiritual e a manifestação dos desígnios destes princípios, obviamente é um entrave, um completo e absoluto obstáculo ao Caminho Espiritual que nos corresponde trilhar.


Muitos vez ou outra encontram-se perdidos em seu caminho e sem saber ao certo que caminho seguir, que rumo tomar em suas vidas, principalmente quando os fluxos espirituais mudam e as coisas até então estabelecidas deixam de valer.
São nestes momentos que o reforço nesta integração do Indivíduo com estes princípios deve valer ainda mais forte, de maneira a restabelecer mais uma vez em sua vida esta guiatura interior e ter este norte o qual corresponde a cada um trilhar e realizar o que cabe a cada um realizar.

A Humanidade como um todo está demais acostumada a fazer algo porque os demais fazem, a pensar de certa maneira porque todos fazem e este mal aflige muitos, mesmo no caminho espiritual, aonde tornam-se incapazes de assimilar as infinitas verdades e mistérios que somente são possíveis a cada um no progresso individual de seu caminho, encarnar, vivenciar.
Há um vazio muito grande a ser preenchido no interior de cada um de nós, e são questões que não encontraremos as respostas em um livro, ou em um ensinamento que nos seja transmitido por outra pessoa, senão que vivenciado, conquistado e assimilado por nós mesmos no curso de nossa vida, sob esta guiatura Divina que cada um de nós há de submeter-se e integrar-se.

Não podemos pensar que a sabedoria exista fora de nós mesmos, pois no fundo os ensinamentos, todos, são apenas indicativos da possibilidade de repetirmos o mesmo feito que outros já fizeram, esta jornada interior de integração com estes mistérios que brotam do interior de todo aquele que verdadeiramente funda-se com este Espírito Universal da Vida, e torne-se por este motivo, um desdobramento dele próprio.

20/03/2017