zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Filosofia
O Evitável e o Inevitável

A Humanidade como um todo sofre muito, por conta de inúmeros eventos que ocorrem em suas vidas, muitas destas situações são resultado de suas escolhas e do caminho que elegeram, outros eventos são aspectos inerentes a vida, e situações e eventos que tem de passar, por serem processos comuns ou inevitáveis para todos.

Quando firmemente escolhemos em definitivo uma jornada na vida, transformamos certos aspectos Evitáveis em Inevitáveis, já que nossa firme escolha e compromisso com algo, tornam todos estes aspectos até então variáveis em firmes e definitivos.

O Importante é certamente sempre fazermos as escolhas mais adequadas a estes impulsos mais profundos e verdadeiros de nós mesmos, já que ainda que possam vir a ocorrer dificuldades, que possam surgir situações imprevistas e desagradáveis, como fazemos de coração estas escolhas, por um profundo impulso da Consciência, não há arrependimento, também não há o pior sofrimento que é esta sensação de sofrer inutilmente, ou de não haver feito o que deveria ser feito.


Quando falamos em Inevitável, temos de entender que existe o Inevitável Absoluto, e o Inevitável Relativo e o Inevitável Transcendente.
O Inevitável Absoluto é aquilo que é como é, e estamos destinados a viver, a passar, sem qualquer mínima possibilidade de não ocorrer. Ou seja, é como falar do Próprio Absoluto, que um dia retornaremos a ele, que teremos de eleger entre dois caminhos para este regresso, isto não temos escolha e não há escapatória, assim como muitas outras coisas.

O Inevitável Relativo, é aquilo que falávamos de nossas firmes escolhas, e daquilo que elegemos por vivenciar, que acaba por vezes se tornando Inevitável, mas ainda assim é Relativo, seja porque a pessoa possa falhar, seja porque ainda assim, apesar de sua firme vontade, possa desistir, ou mudar seu entendimento, etc. Também porque o Inevitável Relativo lida com variáveis que não somos capazes de prever e podem alterar os rumos e as consequências de tudo a cada momento do caminho.
Aqui podemos até mesmo falar do Karma, já que nossas ações tem consequências, ainda que estas consequências possam ser pagas de outra maneira, possam ser perdoadas, etc.

O Inevitável Transcendente, é o resultado de uma absoluta transformação Íntima, aonde algo que estávamos destinados, algo que quem sabe tínhamos elegido firmemente, transforma-se em algo novo, e passamos a estágios mais apurados, situações mais elevadas. Em fim, muda aquilo que era Inevitável, altera-se aquilo que se estava destinado. A Própria Iniciação e o Caminho Espiritual é a maior prova disto que estamos falando, das profundas modificações que sofre a Vida e que sofre aquilo que temos por Inevitável, conforme transcendemos aquilo que somos, espiritualmente.
A Morte é por exemplo algo Inevitável Transcendente, já que a Imortalidade, senão do corpo, mas da Alma, é algo conferido ao longo desta jornada Espiritual, assim como muitas outras dádivas.


Quando em nossos pensamentos, quando em nossos sentimentos alimentamos maldades, quando semeamos tempestades, isto certamente cria um resultado que por vezes é Evitável, por vezes é Inevitável, dependendo da gravidade disto. Mesmo as consequências disto como ação, por vezes gera algo Evitável e algo Inevitável.
Como explicamos, a questão é descobrir profundamente o que é Evitável e o que não é, e como alterar o curso deste destino, se não concordamos com os resultados.

Obviamente para muitos, o resultado não importa, assim como muitos não conseguem prever o resultado, ou mesmo não conseguem evitar a origem destes problemas, assim por diante.
A Questão é como dissemos e repetimos, compreender verdadeiramente o que é Evitável e o que não é, e encontrar os meios para adequar nossa vida, àquilo que esperamos que ela seja.

Tudo na vida é modificado a base de sacrifícios, a vida sempre se alimenta de vida, e se queremos mudar, necessitamos alterar a origem destas consequências, ou mesmo os meios, em fim, é uma questão de observar e de ter a determinação em cumprir com isto.

02/10/17