zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Filosofia
O Resplendor da Luz

Todos nós dentro de nossa natureza temos entendimentos, temos uma maneira de ser, que por muitas vezes assustaria, espantaria, feriria certas pessoas, incapazes de compreender e assimilar tal natureza.

Assim, da mesma maneira, nós nos assustaríamos, nos espantaríamos com naturezas por vezes superiores as nossas, ou mesmo inferiores, visto que tais brutais diferenças nos impediriam de ver a Luz que ali se manifesta.

Não são apenas as Trevas que impedem-nos de ver claramente, mas a própria Luz por vezes cega, ofusca, obscurece a vista de qualquer ser vivente.


O Verdadeiro Resplendor da Luz, é algo que se desconhece, que não se vê, que não pode ser visto, e que nunca, ou poderíamos dizer, raras vezes, se faz manifesto.

A Verdade é sempre algo a vista, mas oculto de todos, pelo fato de que a verdade é a Luz verdadeira, é a Luz por detrás da Luz, e é o resplendor inesgotável e imensurável.


O Que separa as pessoas da Verdade, é a incapacidade de vê-la, de percebê-la em seu resplendor. Cada um percebe traços desta luz, na proporção que esteja preparado para vê-la.


Necessitamos abdicar das falsas luzes para encontrar a Verdadeira Luz. Enquanto estejamos submetidos a forças contrárias a verdade, jamais seremos puros como a Verdadeira Luz, e por consequência incapazes de percebê-la, de encarná-la.

Há hoje muitas doutrinas que buscam a Luz, mas que no fundo não conduzem à Luz. Enquanto o método for errado, enquanto o caminho for equivocado, certamente não chegaremos até aonde queremos.

A Verdadeira Gnosis, é a Auto-Gnosis, pelo fato de que o Conhecimento Verdadeiro necessita ser pessoal, individual, e para que esta verdadeira Luz, que não vem de nenhum homem, senão do Espírito, possa guiar nosso caminho, conduzir-nos em nossos passos até a verdadeira Divindade.

Sempre se disse que a Gnosis é conhecimento, no entanto um conhecimento vivenciado, experimentado, algo real, algo conscientivo. Assim que isto não é algo que outra pessoa nos dá, que alguém nos entrega, é algo que brota, que se desenvolve na proporção do avanço individual que fazemos em direção a esta Luz.

Infelizmente enquanto sejamos seguidores de Homens, enquanto sigamos falsas Luzes, enquanto nos submetamos aos caprichos do intelecto que é incapaz de perceber tal luz, estaremos condenados as Masmorras das Trevas, da Tristeza e da Solidão Espiritual.


O Vazio que as pessoas vivem, a tristeza que sustenta a vida de muitos, é o resultado da falta desta Luz, que há de nos resgatar, quando nós mesmos nos resgatamos e por afinidade nos unimos a ela.

04/12/17