zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Filosofia
Perfeição, Conceito e Realidade

O Mundo como um todo é realmente algo muito impressionante. Ainda quando olhamos a imperfeição das coisas, vemos que mesmo os detalhes que nos parecem fora de lugar tem seu propósito, tem sua verdade, tem seu motivo.

Existe uma perfeição no sistema que é a própria vida que vai bem mais além dos conceitos que temos sobre o que seja a perfeição.

Necessitamos entender que do ponto de vista individual ou mesmo absoluto existe uma Perfeição que nós julgamos como Perfeição, e outra que é o que realmente seja Perfeição.
Uma pessoa tem conceitos do que lhe é agradável, do que gosta, de como gostaria que fossem as coisas, de como estivesse sua situação, sua vida.
Isto tudo gera com que para esta pessoa, haja um conceito de Perfeição baseado em seus desejos, naquilo que gostaria que fosse a realidade.

Há muitas coisas perfeitas na vida, que julgamos imperfeitas simplesmente porque não vão ao encontro do conceito que temos.

Nós temos conceitos sobre tudo, sobre o que seja um bom motorista, o que seja um bom esposo/esposa, mesmo sobre o que seja o cumprimento das Leis de Deus.
Isto tudo faz com que seja impossível para nós reconhecer a perfeição das coisas, e mesmo chegar até esta perfeição.

Algo poderia ser perfeito mas não ser reconhecido como perfeito devido a distorção psicológica que carregamos.

A Perfeição tem diferentes níveis, isto porque o que é Perfeito é o que é absolutamente Bom. Não bom conceitual, mas o bom do sentido aquele do que está no seu lugar, do que é como tem de ser.

Claro que a Natureza tem sua perfeição, também a Natureza em seu aspecto Espiritual tem sua perfeição, e nem sempre as duas são compatíveis. Por vezes a própria perfeição precisa ser alcançada e logo transcendida, transformando o que somos, ou o que vivemos em algo completamente novo, para que transcenda-se um processo, uma etapa do caminho.

É Muito difícil falar em Perfeição quando as pessoas traduzem estas palavras com seus conceitos próprios e não buscam entender a fundo a realidade do que realmente seja isto.

Para todos a Perfeição é o que se adapta a suas imperfeições e não o que realmente é perfeito e acaba por vezes a se chocar com nossa realidade individual ou coletiva nos forçando a mudança.

16/03/18