CLXV
Textos sobre Filosofia
Dificuldades e Problemas

Desde que o mundo é mundo, todos tivemos que superar diversas situações adversas ao longo de nossa existência.
A Vida não teria propósito, não teria nenhum sentido, se não houvesse um crescente impulso de transformação, de mudança.

Todas as coisas gradativamente se tornam mais complicadas ao nosso redor, para que nós consigamos ser mais simples, no sentido de sermos capazes de superar, de resolver qualquer coisa.


A Vida constantemente se transforma e as respostas que temos já não servem para as novas perguntas que a vida nos faz. Nossa postura, nossa atitude já não atende as novas formas que a vida proporciona e temos constantemente de nos adaptar a uma nova realidade em constante transformação.

Muitas vezes a pergunta é similar, o que nos é exigido é parecido, mas requer uma nova perspectiva, necessita de um novo patamar de compreensão de uma capacidade de ver a mesma situação de outro ângulo, de outra maneira.


As Dificuldades existem e sempre existirão, pois são a força que impulsionam a transformação, que proporcionam o avanço. Já os Problemas são equívocos da mente quando identificada, quando perdida em meio as dificuldades.
Dificuldade indica algo que nos é custoso a realizar, já problema significa uma falha em superar a dificuldade, transformando uma simples superação em uma tentativa mental de solucionar algo.

A Palavra problema refere-se a diversas coisas e pode ser aplicada de diferentes maneiras. Não negamos isto... Tanto que podemos dizer que Dificuldade é uma questão de potência e Problema é uma questão de direção.
Isto significa que se algo é difícil, apenas aplicando força, conseguimos superar. No entanto para aplicar força, necessitamos saber a direção e para isto é necessário resolver o problema (a questão).

O Problema que nos referimos como equivocado, como uma falha da mente, é a dualidade inferior da manifestação emocional inferior que encara as coisas como "problemas" (estado emocional negativo), e do intelecto inferior que por meio de um raciocínio tenta resolver tais "problemas". É Quando o problema torna-se realmente algo insolúvel e danoso.


As Distintas situações que a vida nos apresenta são o verdadeiro milagre da vida, e o real sentido da existência humana. As Constantes soluções que damos aos eventos e o empenho que temos em realizar tais soluções é o que determina o Destino de cada criatura, também o que vem a se tornar por meio de tais vivências transformativas.
Toda ação gera uma inevitável consequência a qual passa a fazer parte de nós mesmos.

Toda vivência física ou interna, no mundo físico ou em diferentes regiões internas, nos transforma a cada vivência, a cada escolha, a cada empenho.
Este é o motivo pelo qual devemos selecionar nossos entusiasmos, também medir nossas forças que aplicamos a cada coisa.

Já dissemos isto no passado e nos repetimos dizendo que toda ação tem uma reação. Muitos Iniciados falharam em por muito empenho em algo que gerou uma contra-ação tão forte que não foram capazes de suportar.
Toda ação necessita de direção e de força adequadas... A Direção errada, ou a força seja em falta, seja em excesso, conduz ao fracasso de um esforço, de uma realização.

Por isto que vemos muitas coisas com muita potência mas por muito pouco tempo... Porque se colocou muito esforço em um momento que não carecia de tanta força e a reação a tal esforço gerou uma potência que não foi suportada pelas forças iniciais.


Há uma harmonia na condução da vida, a qual cada um deve aprender ao observar a natureza em todo seu esplendor. Isto nos permite conduzir nossa vida e nosso caminho, de maneira harmônica e precisa, para chegar até aonde nos corresponde chegar.

Necessitamos de Disciplina para sermos capazes de realizar o que nos corresponde, aprender a dominar primeiro a força, a potência para superar as Dificuldades, então nos corresponde o trabalho sobre a Liberdade, que nos permite intuir a profunda natureza das coisas e eleger o verdadeiro caminho, solucionando assim qualquer questão (problema) que nos traga a vida e a Obra.

A Vontade é o resultado da Disciplina, a Consciência é a consequência da Liberdade. Ainda assim apenas com estes dois princípios unidos em constante e vibrante harmonia, conseguimos realizar o que nos corresponde e chegar a fazer brotar em nós e por consequência no mundo, aquilo que no mais profundo de nós habita, Ele.

12/12/2018