CLXV
Textos sobre Filosofia
Silogismo, a Alavanca Psíquica

Silogismo é um termo de tipo filosófico o qual Aristóteles definia como a perfeita argumentação lógica.

O Silogismo é a compreensão de algo além de nosso entendimento por base de duas certezas.
Duas afirmações que tenham um ponto em comum, geram um conclusão resumida sobre o assunto.

No esoterismo o Silogismo é conhecido como a Alavanca Psíquica, pois é exatamente o que faz uma alavanca no mundo físico, mas no campo psíquico.


A Alavanca de Arquimedes, este ponto matemático capaz de mover o mundo, bem sabemos é a mesma Vara de Arão com a qual realizava seus sinais e seus prodígios, é a mesma serpente de bronze de Moisés, em nós também encontramos esta mesma bengala ou cajado espiritual.
O Cetro do Ser (do Íntimo, do Real Ser do homem), é pois a Coluna Vertebral cheia do fogo do Terceiro Logos (Espírito Santo); fogo este que se origina nos planos espirituais, se deposita nos órgãos sexuais e que ao ser transmutado mediante o ato sexual sem o orgasmo, faz com que suba pela coluna despertando todos os dons maravilhosos que tem dita Alavanca de Fogo. A Vara florescida é capaz de realizar grandes milagres.

A Silogia correta gerada por perfeitos estados de consciência, somente são adquiridos em seus estágios mais avançados, mediante a ascensão e purificação deste fogo de Brahma dentro do homem.


Duas afirmações distintas mas complementares e corretas podem conduzir o estudante a uma compreensão exata de níveis superiores de conhecimento. Afinal "Como é em cima é em baixo e como é dentro é fora".

Se observamos o movimento do átomo, se observamos o movimento dos planetas em um sistema solar, podemos deduzir que o próprio sistema solar também tem seu centro de gravitação.
A Realidade como um todo somente pode ser comprovada quando renunciamos aos Dogmas e os Axiomas de tipo materialista (teórico, intelectual e tridimensional).

Há muitos momentos no caminho espiritual, aonde não existem respostas, aonde realmente não existe mais sequer um caminho traçado, e aí precisamos aprender a usar o poder da Serpente, também o poder desta Alavanca de tipo Psíquica.
A Correta lógica, o sábio uso do que temos e do que sabemos por comprovação, nos conduz a um norte certo em nosso caminho.

Todas as teorias e as travas de tipo psicológico devem ser desfeitas mediante a compreensão para que possamos chegar à iluminação.


"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: crescei e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." - Gênesis 1:28
O V.M. Samael relata uma das interpretações em um dos níveis possíveis da frase "crescei e multiplicai-vos" como "Crescei" referindo-se a transmutação e "multiplicai-vos" sendo a reprodução da espécie (por meio do escape de apenas um espermatozóide, sem o orgasmo que é danoso ao organismo físico, anímico e espiritual).

Se submetemos esta frase a um nível mais íntimo, não pensando a humanidade mas apenas a um casal, vamos observar muito claramente outra fiel interpretação possível.
O Órgão sexual masculino normalmente em repouso se encontra em estado flácido necessitando "crescer" para poder realizar o ato sexual, ao praticar a Magia Sexual Branca (sem o orgasmo, sem o derramamento do sêmen) o que ocorre é que se multiplica a energia já que não é retirada do organismo e sim sublimada de maneira espiritual.
Logo diz: "e enchei a terra", a Terra no sentido Alquímico refere-se ao acúmulo da energia feminina, também a "Terra Filosofal" que é o organismo humano, indicando que a energia, a semente humana, deve permanecer dentro e ser depositada nesta Terra para que germine o Espírito.

Com isto o que ocorre é o despertar das virtudes, dos dons e poderes ocultos contidos na serpente de fogo e com isto chegamos ao final da frase: "e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra".
Pois o Homem se faz rei da natureza inteira mediante o fogo do Kundalini.

Em uma análise profunda entre os Peixes, as Aves e os Animais terrestres, encontramos A Transmutação, A Morte Psicológica e O Sacrifício pela Humanidade simbolizado por estas espécies.


"O Silogismo na esfera psíquica é literalmente a mesma coisa que a alavanca na esfera física. Realmente podemos assegurar que os seres que vivem sobre a Terra se dividem em dois grupos. Os que conhecem a ação da alavanca e os que não conhecem esta ação." - O Matrimônio Perfeito, Cap XXXI, Samael Aun Weor

22/11/13