CLXV
Textos sobre Filosofia
Hoje estarás comigo no Paraíso

No gólgota estas foram as palavras do Mestre Jesus ao bom ladrão: - "Hoje estarás comigo no Paraíso".

Não podemos pensar no tempo como algo alheio ao presente momento. Tudo que é neste momento encerra a realidade de tudo que já foi e que em potênica será.
O Passado pode ser alterado por meio do presente momento (em suas consequências presentes em nós) e o futuro preparado por meio deste mesmo instante eterno que nunca se esgota.

Tudo que o homem hoje é, é pois o resultado deste constante acúmulo de momentos que já viveu. Dentro do homem encontramos todas as formas, todas as eras, tudo quanto já existiu e tudo quanto irá existir. Não é sem motivo que no Templo de Delfos havia aquele sábio letreiro que assinalava: "Homem, conhece-te a tí mesmo e conhecerás o universo e os Deuses".

Em vão os homens buscarão tesouros sobre a face da terra, pois enquanto não encontrarem os mistérios e tudo aquilo que buscam, dentro de si mesmos, por mais que tenham fora da unidade múltipla que é o homem, não possuirão coisa alguma.


A Promessa que faz o Cristo de que hoje podemos estar com ele no paraíso é que nos mostra que a chave de tudo isto está exatamente neste sábio manejo do instante presente e no arrependimento. Nós sim podemos hoje estar com ELE no paraíso se neste exato momento vivemos dentro do que sejam os preceitos e a Ética do relativo a estes estados de consciência superiores.
Isto não é uma promessa para algo além da vida, ou para o final dos tempos, é algo que nos assinala para agora, para hoje, para este momento que vivemos.


Necessitamos encontrar tempo neste presente momento para que o Cristo faça parte de nossas vidas, não com palavras ou com atitudes cheias de pose, mas como uma viva expressão como Cristãos, em nossos atos, em nossos pensamentos, em nossos sentimentos; e então sim estaremos com ele, hoje, no paraíso.


Não deixemos para amar amanhã, perdoar amanhã, o mundo já está cheio de coisas fascinantes e maravilhosas que só servem para entorpecer nossos sentidos e nos fazer sonhar a cada momento. Estejamos agora, aqui, despertos, lúcidos, dando a cada coisa sua justa interpretação e uma justa atenção para que não estejamos carrengando pessos que não nos correspondem.

"Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." - Mateus 11:27-30


Hoje há uma particularidade interessante no que diz respeito a datas, pois nosso calendário tem doze meses, e este ano termina em 13 (2013).
Hoje dia 11/12/13 vemos uma sequência que está intimamente ligado a esta conquista do Paraíso.
No número 11 vencemos a Lei (O Leão Domado);
No número 12 vencemos a Vida (O Apostolado);
No número 13 vencemos a Morte (A Imortalidade);

Vencemos a Lei por meio da Morte Psicológica, pois quando não tenhamos mais defeitos seremos unos com a Grande Lei.
Vencemos a Vida com o Nascimento Alquímico, pois aprendemos a manejar as águas da vida e nos fazemos Senhores da Criação.
Vencemos a Morte por meio do Sacrifício pela Humanidade, pois todo aquele que vive pelos demais, tem o direito à viver para sempre.

Isto nos remete ao Arcano 36 (11+12+13) que é "A Iniciação" e a iniciação é a vida sabiamente vivida. Vencemos a Lei, a Vida e até a Morte nos próprios processos da vida prática, quem fuja da vida, quem busque evasivas para viver cada momento sabiamente vivido, jamais poderá chegar ao Triunfo ou à esta promessa do Cristo, o Paraíso.

11/12/13