CLXV
Textos sobre Filosofia
Percepções e Distâncias

Tudo que percebemos nos chega através de nossos sentidos, e alguns destes sentidos são físicos como é o caso da visão, da audição, etc.. Existem sentidos que nos permitem captar ocorrências em dimensões superiores, também sentidos que nos dão percepções do que ocorre dentro de nós mesmos, em nosso mundo particular, interior.

Nos imaginemos por um momento em uma sociedade que não tivesse a informação que hoje temos sobre os planetas, o sistema solar. Qualquer pessoa poderia dizer que o Sol tem o mesmo tamanho da Lua, por conta de que a Lua ainda que pequena está próxima a Terra, e o Sol ainda que gigantesco, esteja longe e por isto pareça muito menor do que realmente é.

Isto nos dá uma noção da questão da percepção que temos dos objetos, em relação a distância que estão de nós.
Esta questão temos de levar ao sentido esotérico, porque muitos ensinamentos nos parecem básicos, simples, mas na verdade não são. No sentido de básico, nos referimos a algo que não tem transcendência, algo subestimável. O que acontece é que a pessoa não tem ainda o estado adequado de consciência para perceber o "tamanho" do ensinamento, e por isto subestima.

Em relação as pessoas, ocorre o mesmo. Muitos grandes seres que viveram na terra, foram ignorados ao longo de suas existências, pelo simples fato de que as pessoas estavam muito distantes destes, no sentido psicológico, esotérico, e não viam a grandeza e a majestade destes seres, senão que lhe olhavam e viam como qualquer outra pessoa.

É só recordar o drama que viveu o Mestre Jesus e os demais Mestres que já estiveram com a humanidade. Poucos tiveram a consciência para verificar por si mesmos, a grandiosidade deste Mestre. Este foi perseguido, maltratado, até mesmo condenado a morte pelos homens.


Há muitas pessoas que nos parecem "grandes", mas a verdade é que por elas estarem mais próximas de nós do que estes grandes seres, serem mais acessíveis a nossas percepções e nosso entendimento.


Este é um motivo que muita coisa não é ensinada, que muito não seja transmitido, porque cada pessoa conforme esteja pronta, por ela mesma, será capaz de perceber, reconhecer, compreender estas verdades. Quando dizemos que a verdade não é possível ser transmitida em um discurso, em parte é por conta deste nível de percepção que tem cada pessoa, o que torna impossível transmitir isto, já que são verdades que cada um tem de perceber, vivenciar por si mesmo.

08/09/14