CLXV
Textos sobre Metafísica
O Pentagrama Esotérico

Existem no esoterismo uma série ou conjunto de simbolos que são usados com os mais diversos propósitos, desde proteção até simbolos que trazem a nossa presença seres Divinais os quais necessitamos o auxílio.
Um destes simbolos muito conhecido e pouco entendido é o Pentagrama Esotérico, diferente da estrela de cinco pontas sem nenhum símbolo é um objeto de onipotência mágica.
O Pentagrama esotérico é composto por uma estrela de cinco pontas cujo angulo principal fica voltado para cima; estrela esta a qual se assemelha a um homem em pé com braços e pernas abertos, simbolo do homem auto-realizado.
A Esta estrela temem Anjos e Demônios, é um Pentáculo de Grande Poder, se usado sábiamente.
Encontramos uma citação a este simbolo na Bíblia Hebráica, referindo-se a ele como a Estrela da Amanhã. "... Ao vencedor, e aos que guardarem até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações. E com cetro de ferro as regerá, e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; Assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a Estrela da Manhã " - Apocalipse de São João
Vede que cada homem e cada mulher são uma estrela, simbolizados pelo Pentagrama, porém hoje na humanidade este pentagrama se encontra invertido, simbolo da confusão, da morte e do delito cometido pelo homem. "Como caíste tu do céu, estrela brilhante, que eras tão esplêndida em teu nascimento". (Capítulo 14. Versículo 12. Isaías).
O Pentagrama é encontrado no Arcano 5 do Tarot, este Arcano é o Pentagrama Flamejante, a Estrela Flamígera, o signo da onipotência divina, o símbolo inefável do Verbo feito carne, a estrela brilhante e terrível dos magos.
Existe um procedimento bastante conhecido pelos gnósticos, que é utilizar este simbolo junto a porta de entrada de um recinto, este simbolo colocado de certa forma mágica, impede a entrada de Entidades Maléficas ao aposento que queremos proteger.
O Procedimento consiste em colocar o pentagrama deitado ao pé da porta, com os pés para fora, se fica ao contrário ele permite a entrada de tenebrosos.
Simbólicamente o pentagrama tem no ângulo superior os Olhos do Espírito e também o simbolo de Júpiter o qual é o Pai de todos os deuses.
Nos braços do pentagrama encontramos ainda o simbolo de Marte, o senhor da força.
Nos pés desta imagem se encontra o simbolo de Saturno, representando a Magia; este é o Velho dos Séculos.
Ao centro se encontra o Caduceu de Mercúrio o qual representa a coluna vertebral com suas 33 câmaras ou vértebras. Junto ao caduceu aparece as duas asas simbolo do acensso do Kundalini. O Acensso do Kundalini pelo Caduceu faz com que se abram as 7 Igrejas do Apocalipse citadas no Evangélho de São João.
A palavra Tetragrammaton escrita junto a esta imagem é um Mantram de terrível poder Sacerdotal.
Outra forma de utilizar o Pentagrama Esotérico é criar um ELECTRUM, que consiste na fabricação de um amuleto deste simbolo feito com os 7 metais (Prata, Mercúrio, Cobre, Ouro, Ferro, Estanho e Chumbo).

11/07/05