CLXV
Textos sobre Metafísica
Habilidades Manuais

Poucos dias atrás, nos mundos internos, em uma reunião da Loja Branca, foi informada a troca de um Dirigente, de uma subparte, de uma das ramificações físicas da Loja Branca, e foi também informado que o substituto, o próximo a suceder no cargo, deveria ter "Habilidades Manuais". Assim foi dito, nestes termos.

Apenas duas pessoas tinham dita habilidade, dentre as candidatáveis ao cargo. Mas em fim, o que queremos aqui transmitir é o sentido deste termo, já que nos chamou bastante atenção a forma como foi especificado.

Dentre muito do que significa este termo, podemos traduzir como Tato (habilidade de lidar com as pessoas diplomaticamente), também uma pessoa prática, atuante, criativa mas ativa, capaz de fazer as coisas acontecerem.

Para o homem, o mais exigente que temos são os dedos se formos pensar. Dentre todas as partes do corpo, o que exige maior destreza é a mão, devido a sua complexidade e ao grande número de possibilidades que há nela (de movimentação, de uso).

Assim como nossos pés representam o nosso passado, já que os pés são os que nos conduziram de onde estivemos para onde estamos. As mãos são um símbolo do futuro, do destino, da criação, das ações, das possibilidades.
Tanto é assim, que nas linhas das mãos podemos encontrar o destino de um indivíduo, tanto humano em sua parte biológica e anímica como Espiritual, esotérico.

Praticamente tudo composto, criado pelo homem, o que conhecemos foi criado por meio de nossas mãos, já que nem o pão (e os alimentos compostos), nem nada criado pela tecnologia, nem mesmo a literatura ou a escultura, escaparam de serem esculpidos no mundo por meio das Mãos inspiradas de algum artista, cientista, filósofo ou religioso.

Claro que o organismo humano como um todo é indispensável para o bom funcionamento do indivíduo e de suas criações, pois se tiramos um coração, para animar e alimentar um corpo, um cérebro para fazer esta ligação das respectivas frações internas com o físico, sabemos que nada disto é possível.


Mas em fim, vemos que é um termo muito bem empregado e muito profundo, dada a responsabilidade que encerra isto de ter "Habilidade Manual", é como dizer Inteligência (em seu sentido real e profundo). Afinal é com as mãos criamos as soluções para as dificuldades que o dia a dia nos impõe. Certamente isto é algo que falta a muitos, a capacidade não apenas de ter a resposta mas de transformar isto em fatos, também de saber também lidar com as pessoas, gerenciar distintas ocorrências.

06/05/15