zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Metafísica
A Magia no dia a dia

Se observamos cada um dos pequenos detalhes ou mesmo os grandes eventos sejam individuais, sejam a nível de um povo, encontramos por diversas vezes situações as quais são praticamente inexplicáveis, porque não logramos observar a origem que desencadeou estes eventos, ou mesmo somos capazes de lidar com estes eventos, visto que por diversas vezes transcendem nossa capacidade ou até mesmo nossa condição de intervir diretamente.

A Natureza tem diversas seções e aquilo que não esteja diretamente relacionado com a materialidade que usualmente conhecemos e lidamos, estes fluxos internos que geram os eventos e que realizam seus feitos de uma maneira mais sutil, comumente chamamos de Magia.

Pela magia muitos impérios já foram levantados, também muitas civilizações desapareceram, seja por uma ação interna e da própria natureza mudando o rumo de maneira que lhe é necessário, ou até mesmo por intervenções feitas por seres divinos.
Nós como pessoas por diversas vezes somos limitados no que transcende aquilo que somos, já que nossas capacidades em geral estão limitadas a um campo muito curto e fechado de eventos os quais podemos moldar ou intervir. É onde entra o exercício da Magia...

A Magia como tudo, se polariza em duas direções, em duas ramificações as quais classificamos de acordo com seu manejo e com seu objetivo.
Pelo método que exercemos a Magia, também pela finalidade que a executamos, podemos classificar a Magia de Branca ou Negra, de Positiva ou Negativa.

Nós podemos exercer a Magia mediante nosso Ser, o qual sabiamente avalia as consequências, também a possibilidade do que estamos almejando e realiza de acordo com sua vontade e de acordo com a Lei e a vontade universal... Com isto vemos que estamos classificando o "como" e o "porque" e exercendo o que chamamos de Teúrgia ou de Magia Branca.

Não adentraremos muito em explicar ou de exemplificar a Magia Negra, mas em geral o método usado é referente ao manejo da Magia por meio dos veículos inferiores e da Vontade Individual corrompida, ou seja, da Alma quando submersa no sonho e na obstinação de um desejo. Em geral os métodos aplicados na Magia Negra são muitos, assim como na Magia Branca, já que há ações as quais o Operador evoca estas forças internas e as direciona de maneira a cumprir com aquilo que se espera. A Magia Negra diferente da Magia Branca, não costuma respeitar o livre arbítrio, a livre vontade das pessoas, e muito constantemente fere o direito do outro em ser livre e realizar o que queira. Todo tipo de magia que interfira na vontade alheia, é negra, pois está indo contra um principio básico da lei divina.
Todas estas magias como simpatias, ou mesmo trabalhos de magia negra mais pesados, os quais buscam atrair o amor de alguém, ou fazer voltar a pessoa querida, ou coisas similares, se realizados com forças inferiores, ou seja, sem a intervenção do Ser, do Íntimo que avaliará a metodologia e a consequência, torna-se negativo.

Porque uma coisa é usar a magia para dissipar o mal em uma pessoa, tirar o peso de uma obstinação que tenha, de um mal estar que esteja tendo, de uma loucura que tenha tomado o indivíduo, que isto claramente será uma ajuda e a pessoa ainda assim é livre para rechaçar magicamente isto ou assimilar esta energia e usar para retomar a rédea de sua vida. Outra coisa é querer modificar o outro a força, e intervir diretamente no seu entendimento e em sua razão.


A Magia é algo sempre delicado, porque é mais sutil... muitas pessoas acreditam que querem algo, que pensam em algo, mas no fundo por diversas vezes o fazem por ataques de Magia Negra, por influências nefastas que acabam influenciando a pessoa a alguma decisão, a algum entendimento equivocado. Muitos dos mal estares que tem as pessoas, são por conta de Magia, que nem sempre é referida a nós voluntariamente, já que há muitas coisas que são conhecidas como o "mal olhado" ou similares que é simplesmente uma energia negativa de inveja que por meio do olhar desejoso de alguém, deposita uma energia negativa no objeto o qual este cobiça, ou mesmo em nós mesmos, ou em um terceiro, quando o alvo da inveja é uma criança ou mesmo a beleza, a renda do outro, o trabalho, etc...
Esta magia mesmo involuntária tem um peso muito grande e é capaz de causar a morte de uma planta, e até a perda do bem o qual o outro almejou tão veementemente, exercendo o mal em seu interior.

Algo que encontramos nos livros e que neste momento vamos comentar, e inclusive indicar, já que é algo muito básico e recomendado pelos sábios, para resolver situações as quais transcendam nossas capacidades, é o relativo ao "Trabalho com os Logos"...
Os Logos são a natureza mais íntima de uma força a qual transcendeu a natureza humana e encarnou-se como um Planeta. Ou seja, passa a ser a Alma de um Planeta. O Que claro não impede que tome uma forma humana, seja para dar seus ensinamentos, seja para guiar a humanidade, como muitas vezes já vimos e ainda vemos acontecer.
Os Logos tem particularidades, e de acordo com estas particularidades, podemos pedir a nosso Íntimo, ao nosso Ser, que é a força geradora mais profunda, daquilo que somos, e é aquilo que realmente somos quando livre de toda forma e de toda matéria, é nosso Espírito Divino.
Muitos dos problemas que temos de desarmonia nos lares, de brigas, de disputas, mesmo no referente aos filhos, todos estes processos os quais são relativos ao parto, a criação, a concepção, no relativo a fecundidade, podemos exercer a Magia por meio de Gabriel, o Arcanjo cuja natureza está ligado a Lua e que é o primeiro dos Sete Logos, os quais nos regem mais de perto.
É óbvio que muitos de nossos problemas podemos obter ajuda em diferentes Logos, de acordo com o que mais intimamente seja a origem dos mesmos. Afinal citamos Gabriel para problemas familiares, mas poderíamos trabalhar, orar a Uriel, regente do planeta Vênus, para citar um exemplo, se a natureza do problema famíliar seja falta de Amor... Assim que neste caso em específico seria possível trabalhar ao mesmo tempo com Gabriel e com Uriel para que auxiliem nesta situação em específico.

Rafael, regente de Mercúrio, está relacionado a Sabedoria, ao entendimento, e claro é muito recomendado para os estudos, para a compreensão de algo, para acordos, ajustes... Inclusive bem sabemos está intimamente relacionado a saúde, assim que podemos sempre que estejamos doentes, seja do espírito, seja da razão, seja em nosso corpo (nossos corpos), pedir o auxílio deste Logos, para que no que for possível deposite em nós esta cura, mas que também possamos encontrar pessoas idôneas para prover a contraparte física do que for necessário já que por diversas vezes apesar da intervenção interna, alguns cuidados físicos são necessários e precisamos de alguém que nos auxilie também nisto. Muitos dos problemas doutrinais, muito das discórdias nos grupos esotéricos, poderia ser resolvida com o auxílio de Rafael, já que a má interpretação doutrinal é um dos maiores problemas que encontramos em qualquer Religioso, pois transforma um conhecimento universal em algo de interesse individual. Todo aquele que busque a verdade, necessita do auxílio de Rafael.

Vênus tem por Logos, o Arcanjo Uriel, e este rege o Amor, não apenas o Amor entre um homem e uma mulher, mas o amor universal, o amor da caridade, o amor paternal, o amor divino, e toda falta de sentimento... seja por familiares, seja pela humanidade, ou mesmo por nossos filhos, pode receber a ajuda deste logos, mediante o exercício da Magia. Grande parte dos problemas que alguém tem para conosco, toda discórdia, desacordo, desavença, em geral pode ser resolvido mediante o auxílio deste Logos. Porque antes de conseguirmos resolver uma situação, temos de resolver aquilo que faz com que seja impossível a solução e isto é sempre este desamor que afasta as pessoas. Duas pessoas podem até não concordar acerca de algo, podem realmente trilhar caminhos opostos, mas nada impedem que respeitem-se entre si e que tenham uma convivência saudável, sem atritos. Assim que qualquer tipo de desavença, precisa de amor para que manifeste-se o respeito, dentre outras virtudes similares.

O Sol tem por regente o Logos Michael, e todo o Governo, toda a Administração, tudo aquilo que é o centro e é a Luz, que é o Principio, está relacionada a este Logos. O Exercício Militar de qualquer espécie é regido por este principio, assim como qualquer governo, qualquer administração. É claro que se formos analisar, qualquer problema administrativo, podemos trabalhar além de com Michael, com Rafael que é a sabedoria, havendo discórdia recorremos também a Vênus, e envolvendo familiares neste empreendimento, mesmo Gabriel... Assim que não podemos estar presos a teoria e sim sentir o que no mais íntimo é a razão do problema para que possamos recorrer e exercer os princípios mais adequados a gestão e a solução daquilo que é necessário ser feito. É claro que muito do que aqui listamos, listamos por uma vivência, encontraremos outras atribuições e talvez até atribuições distintas nos livros, mas escrevemos aqui por um exercício da consciência, não pelo que lemos e recordamos.

O Quinto Logos, é Samael, regente do planeta Marte, este rege a força, e obviamente tudo que se movimenta precisa deste principio. Também está relacionado aos Atos Militares mas como exercício da força, não como Administração e como guiatura e ordem, simplesmente, como citamos no caso de Michael. Todas as disputas são regidas por Samael, porque é o embate de duas forças, e ainda que não seja o Juiz, no sentido de representar a justiça, ele representa o manejo da força e é quem faz cessar ou erguer-se qualquer princípio. Toda falta de ânimo, toda falta de vontade, seja na esfera que seja, pode se ter o apoio deste Logos para que faça frutificar em abundância este principio manifesto em toda ação prática. Sempre que haja uma desavença, sempre que haja uma discórdia, Samael tem a capacidade de fazer cessar os fluxos que alimentam estes problemas, findando assim qualquer situação por um simples desinteresse ou por falta de impulso para seguir alimentando o mal. Assim também Samael tem o mesmo poder de erguer um fluxo constante de força e de ânimo, para causar uma revolução ou até mesmo uma transformação completa no que seja necessário. Criar ou mesmo dissipar uma criação, pode ser exercido sob a influência e auxílio de Samael.

Todos estes Logos que citamos, e mesmo outros, afinal cada estrela, cada planeta tem seu Logos, ao longo das humanidades tiveram muitos nomes e muitas referências, assim que não fiquemos presos ao nome, sim atentos ao Princípio, pois em nosso mais íntimo podemos ter que o nome não seja este, mas que concordemos e entendamos o principio que regem. Muitas culturas tem pronuncias muito diferentes destes nomes, da mesma forma que a Trindade já foi conhecida sob diversas formas e aspectos, como é o caso tão citado nos ensinamentos Gnósticos de que o Cristão "Pai, Filho e Espírito Santo", no Egito foi chamado de "Osíris, Hourus e Ísis", e assim em cada cultura, no entanto são referências aos mesmos princípios, então atentemos por favor a isto.

O Logos do Planeta Júpiter, Zachariel, está intimamente relacionado com a Justiça, com a Lei e com o Destino. Se observamos profundamente a manifestação deste Logos, encontraremos uma forte ligação também com tudo que regem os outros logos, já que a Justiça é a base de toda a vida e de toda manifestação. Sem Justiça, que é o equilíbrio, nada existiria. Da mesma forma todos os demais logos vamos encontrar ramificações e manifestações as quais adentram na característica dos outros Logos. Afinal sem Amor, não há Justiça, também não há Família, não há Governo, etc... da mesma forma neste caso, sem Lei, sem organização, sem Justiça, nada do restante pode ser manifesto.
Todos os problemas relativos a Justiça, a Lei, mesmo situações no relativo ao cumprimento de um Destino, Karmas, e questões similares, podemos obter o auxílio deste Logos, o qual muito prontamente intervém e auxilia aqueles que necessitam de seu apoio, de sua ajuda, quando claro é justa e necessária realmente.
É inenarrável ver a Magia de qualquer um destes Logos em pleno funcionamento, porque realmente molda o rumo do mundo de acordo com esta magia que se cristaliza naturalmente pelo exercício destes princípios. Já pude vivenciar situações sem solução, as quais ao manejar a inteligência dos Logos, puderam ser resolvidos questões de mais de dez anos sem solução em um único dia, e com uma absoluta perfeição e sem nenhum entrave, nenhum obstáculo, nenhuma mácula ou delito. O que realmente nos dá um entendimento melhor do que são estas forças e como operam.

O Sétimo Planeta esotérico é regido por Orifiel, sendo este por consequência a Alma de Saturno. Assuntos funerários, tudo que é relativo ao término, a morte, também a Agricultura, é regência deste Logos. Sempre que precisamos finalizar uma empresa, que termina uma etapa na sociedade, que falece um ente querido ou nós mesmos, encontramos a manifestação e o exercício desta Divindade. Porque tudo que termina é regido por este Princípio que está diretamente ligado a Gabriel. Tudo começa com Gabriel e termina com Orífiel. Da mesma maneira que o ano começa com regência de Gabriel e termina com Orifiel, qualquer empreendimento, qualquer situação, qualquer evento, tem esta sequência de manifestação dos Logos.


Há muitas maneiras de trabalhar com os Logos e exercer esta Teúrgia para que por meio do Ser, estes Logos nos auxiliem em nossas necessidades.
Mas de maneira simples, podemos pedir:
"Meu pai, meu Deus, meu Real Ser, te peço que neste momento, intercedas por mim, frente ao Logos do planeta [nome do planeta], [nome do logos], para que me auxilie e me ajude [descreve-se a situação e pede-se o auxílio necessário]. Peço que isto tudo se realize de acordo com sua vontade, e de acordo com a Lei Divina."

Isto assim explicamos de uma maneira mais simples, mas há um verdadeiro trabalho de Alta Magia o qual pode ser feito, invocando a presença dos Logos, ou mesmo pedindo ao Ser que se transporte até o Templo Coração de cada um destes Planetas, e então realizando as petições. Para efeito de Rituais com os Logos, há plantas, perfumes, amuletos (pedras, metais) e mesmo uma Quadratura a qual pode ser usada especificamente para cada caso. No entanto damos pleno testemunho que uma oração sincera e integrada com nossa Consciência, com o Ser, é mais que suficiente para operar verdadeiros prodígios por meio da Magia dos Logos. Até porque por diversas vezes é impossível preparar-nos para um Ritual Mágico, visto que algumas vezes temos de lidar de imediato com uma situação e isto exige que aonde estejamos, saibamos manejar não apenas nossos estados de consciência mas esta integração e esta sabedoria no exercício da Magia.

É Claro que para que a Magia seja frutífera, para que seja realmente Magia Branca, precisamos respeitar a Lei Divina, e a vontade universal, já que por diversas vezes aquilo que desejamos, aquilo que gostaríamos, não é "o que deve ser", e isto por distintos motivos... assim que aquele que sabe aproveitar as influências e pedir o justo nos momentos que são adequados, sempre operará grandes prodígios com o exercício da Magia.

12/05/16