zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Metafísica
O Quarto Levante

"Então ouvi a quarta Criatura dizer: 'Venha' e apareceu um cavalo baio, o nome do cavaleiro era Morte e o Inferno o seguia de perto" - Apocalipse 6:7.

No relativo aos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, citados na Bíblia Hebraica, podemos associar a natureza de cada um dos Cavaleiros com um Elemento da Natureza.
O Primeiro Cavaleiro, cujo nome é Peste, está relacionado ao elemento Ar.
O Segundo Cavaleiro, cujo nome é Guerra, está relacionado ao elemento Fogo.
O Terceiro Cavaleiro, cujo nome é Fome, está relacionado ao elemento Água.
O Quarto Cavaleiro, cujo nome é Morte, está relacionado ao elemento Terra.

Existe uma simbiose muito interessante entre o que seja um Cavalo e o que seja um Cavaleiro, afinal o Cavalo domado, preparado para um serviço, um ofício, uma guerra, ele torna-se realmente uma extensão do Cavaleiro e obedece de maneira exata os comandos e a guiatura que lhe seja dada.
Isto nos recorda muito o que seja uma pessoa e o que sejam estas partes internas que inevitavelmente guiam e conduzem a pessoa, de acordo com o que seja necessário desde a parte interna.

Obviamente a correspondência dos elementos internos do Cavaleiro, recaem sobre seu Cavalo.

A Tradição antiga diz, que o Quarto Cavaleiro monta uma Égua e não um Cavalo.

Recentemente no estudo da Peça Teatral chamada Turandot, falávamos de algo muito similar e correlacionado, de quatro enigmas, cujo primeiro relacionava-se com o Ar (Mente), o segundo com o Coração (Fogo), um terceiro relativo ao Sexo (Água). Em certo ponto da Peça é dito o seguinte pela própria Turandot: "Os enigmas são três, a morte é um!".
A Morte neste caso é o quarto enigma, referente ao elemento Terra, um quarto elemento oculto dentre os três explícitos.

27/11/16