CLXV
Textos sobre Metafísica
Instabilidade Transcendente

Todos os dias de nossa vida vemos constantemente toda a humanidade buscar uma concreta estabilidade para suas vidas.
Seja no aspecto financeiro, profissional, familiar, político, religioso, encontramos sempre uma profunda busca por estabilidade.

A Estabilidade certamente é uma Dádiva Divina, já que é a concreta e absoluta Harmonia que se faz plena e manifesta.
Infelizmente o atual estágio da humanidade e mesmo estágios passados da humanidade não foram e não são compatíveis com estabilidade.
O Que faz com que a Estabilidade seja profundamente uma meta inalcançável, inatingível em seu real âmago.

A Estabilidade para o atual estágio humano gera algo que já foi superado, no sentido de um resultado que já foi conhecido no passado das humanidades e julgado inadequado.
A Estabilidade sempre será um potencializador do crime e do delito, enquanto não haja um profundo nível de perfeição no indivíduo e na humanidade.

Sempre que a serenidade e a tranquilidade, a paz, e a harmonia se fazem presentes, o indivíduo incapacitado por suas debilidades busca seus crimes, se vê incentivado a cometer seus delitos.

Claro que o que as pessoas entendem por estabilidade, por vezes é um equívoco, mas ainda assim afirmamos de maneira concreta que a real estabilidade precoce, é um obstáculo para a Obra e por isto algo inatingível em processos iniciais de uma Ascensão Espiritual.


Muitas pessoas protestam em sua mente e em seu coração contra a situação que enfrentam em suas vidas, que tem problemas, que tem terríveis dificuldades, e na verdade todas estas doenças, limitações, problemas, são no fundo rédeas que mantém sua vida por vezes dentro de um eixo aceitável e viável para uma superação do que é.
Nós realmente não somos em geral inteligentes o bastante para perceber que todos estes problemas geram a devida instabilidade para que reconheçamos nossos erros, nossos crimes e então por meio destes sinais superemos de dor, aprendamos a resolver o que esteja errado em nossas vidas.

Claro que muitos indivíduos pouco interesse tem resolver concretamente seus problemas. E é mais que lógico que a estabilidade somente é possível ser estabelecida na vida de alguém, quando já superada tais debilidades limitantes que lhe fazem ser submetidos a tal cárcere.

Em um passado remoto, foi julgado pelos Regentes da Humanidade, que a Estabilidade foi a razão do próprio Pecado Original, e que a Perfeita Harmonia precoce somente incitava o crime, o delito.
Enquanto hajam sementes do mal, não faz sentido ter uma perfeita terra adubada e arada, pois o que ali vinga, o que nasce e prospera é a maldade.


Não estamos com isto dizendo que não devemos nos esforçar por ter certas Estabilidades, por desenvolver em nossa vida uma profunda Harmonia e tratar de encarnar profundamente em nosso interior a virtude da Paz, do verdadeiro Amor, senão que temos de entender que se tais fatos não ocorrem, é porque ainda nos cabe trilhar esta jornada de perfeição, por meio de Instabilidades Transcendentes que nos conduzem até tais níveis Espirituais Perfeitos.

Na Estabilidade nada tem como ser provado, na Estabilidade nada tem como ser superado, é por este motivo que por vezes o Vento do Espírito sopra e desestabiliza profundamente a vida de todos os seres e mesmo da Humanidade, para que com isto criem o campo propício para as mudanças necessárias, para as superações inadiáveis.

Temos de entender que a Divindade somente almeja nosso bem. É Certamente a mente alucinada que temos que consegue fantasiar que todo este esforço e ajuda Divinos tem qualquer outro objetivo senão nosso real bem.
Há que se compreender que nada das situações que enfrentamos são superiores as nossas capacidades, senão que se assim nos parece, é que não estamos dispostos a seguir a guiatura do Espírito e nos transformar naquilo que deveríamos ser, já que é por meio destas transformações que atravessamos tais períodos de Instabilidade Transcendente.

É Certo que não há compatibilidade do Mal habitar no Paraíso... Assim que se realmente ansiamos que nossa vida se torne algo Divino, perfeito, harmonioso, dependemos de uma profunda e Íntima transformação antes que isto aconteça.


Foi declarado pela Venerável Loja Branca que a Estabilidade é negativa para a Revolução Humana (A Grande Obra, o Trabalho Espiritual), e por este motivo é algo que somente se estabelece em processos muito avançados da Obra.
É Certo que há aparentes estabilidades que por vezes se estabelecem em nossas vidas como oásis aonde nos preparamos para terríveis incursões em um terrível deserto de dor e sofrimento.
Mas há de se compreender que esta Dor e este Sofrimento são exatamente sinais de que algo necessita ser alterado, que verdadeiramente algo necessita ser mudado. No dia que não haja Dor, no dia que não haja sofrimento, significa que nada necessita ser mudado ou alterado, que encontrou algum nível de Estabilidade.

Há uma estabilidade que é de tipo Material e que se refere a coisas Humanas, há uma estabilidade que é Anímica e que se relaciona a Alma, mas também há um tipo de Estabilidade Espiritual que está ligada ao Espírito.
Por vezes sofremos por questões materiais, sejam elas físicas ou não. Por vezes dores são causadas por máculas em nossa Alma, também muitas vezes há dor e sofrimento por conta de questões do Espírito.
Mesmo uma criatura forjada na Virtude e na Perfeição Materiais e Anímicas, poderia estar distante dos anseios do Espírito e isto lhe causar profundas dores e sofrimentos Espirituais.
Estas dores e sofrimentos Espirituais certamente gerariam Instabilidades em sua vida, instabilidades as quais ajudam a lhe conduzir até aonde o Espírito necessita nos conduzir.
É Certo que nem todos conseguem realizar tal jornada e por tal motivo se perdem profundamente em meio de tais terríveis processos. Mas como é natural, nem todas as sementes que são depositadas na Escuridão da Terra vem a encontrar a Luz, muitas sequer iniciam seu processo, ainda assim somente por conta desta jornada, por conta da situação que a semente é submetida, é possível que passe pelo que lhe cabe passar para se tornar o que tem potencial de se tornar.

Nós somos tal qual esta semente, que sim pode ficar apodrecendo sobre a terra, mas que também pode ser submetida a provação da Terra e pode buscar seu direito à Luz quando de seu direito.
Para a Semente, a Instabilidade e a incerteza da Terra, é ao mesmo tempo seu desafio e seu recurso para sua profunda transformação.


Vemos as pessoas tentando se anteciparem a problemas que não existem, bem como lutarem por problemas que inevitavelmente não tem solução. Isto é, há muito do que vivemos que não sabemos aproveitar adequadamente ou interpretar corretamente que acabam sendo prejudiciais em nossa vida. Há estabilidades que buscamos que não são possíveis de serem alcançadas porque são fantasias da mente, há também estabilidades que são inalcançáveis devido ao momento que vive a Humanidade e mesmo devido a processos que nós como indivíduos temos ainda de passar.

A Própria Morte é algo que amedronta muitas pessoas, e como bem vemos a Imortalidade é um tipo de Estabilidade a qual a Humanidade não está preparada, afinal seria apenas dar impunidade ao Mal para que eternamente cometesse suas maldades. Já dissemos e voltamos a afirmar que os problemas, a doença e mesmo a Morte, são remédios para nossa Alma, são ferramentas que usa o Espírito para guiar-nos de acordo com a necessidade.

Cada delito que cometemos, cada falta, cada excesso tem seu devido peso, por consequência tem um resultado em nossa vida e gera um tipo de sofrimento e dor, a qual somente pode ser superada quando tais excessos, tais delitos são superados e supridos pela necessidade do Espírito em realizar algo.
Que criatura temeria a Tirania, a Tortura, a Fome ou mesmo a Morte, se estivesse integrada e plena de seu Espírito? No entanto tal nível de estabilidade somente ocorreria na proporção de sua Perfeição Anímica e Integração Espiritual, na proporção que isto não comprometesse tais processos Divinos.

15/10/2018