CLXV
Textos sobre Metafísica
Palavras são Obras

Muitas vezes dizemos que conhecemos uma pessoa por suas Obras, no entanto muitos não sabem o que são estas Obras a que nos referimos.

Claro que Obras são fatos, são ações, resultados, mas mesmo dentro da materialidade, isto tem diversas instâncias, níveis.
Pegar uma foice e colher o trigo é uma realização, no entanto também é uma realização, um fato, uma Obra, ensinar a colher o Trigo, ensinar a ceifar.
Uns dirão que são palavras mas certamente palavras são Obras, seja para o bem, seja para o mal.

Se sentimentos e pensamentos não fossem ações, não teríamos tantas pessoas enfermas fisicamente cuja origem é espiritual.
Se sentimentos negativos, se pensamentos de mal agouro não fossem ações, a Lei do Karma (lei de ação e consequência) nada nos cobraria disto, mas nos cobra e muito amargamente em alguns casos.

Então percebam que apesar de nem tudo ser físico, material, são ações e realizações que fazemos em algum nível.

Assim como podemos curar com uma palavra, podemos curar com um sentimento e com um pensamento iluminado.
Da mesma forma podemos causar dano e prejudicar aos demais seja com a palavra, seja com um pensamento ou um sentimento negativo.

Então que tudo isto são ações tão reais e tão perceptíveis quanto qualquer ação física que possamos realizar.
Claro que quanto mais física for a ação, mais grave. Pensar em cometer um delito, sentir desejo de cometer o delito sempre será um delito, mas menor do que realizar isto no físico, claro.


Muitas vezes uma única palavra pode ferir muito mais do que um tapa. Então me digam aonde fica a falta de realidade das palavras?

Se as palavras não tivessem valor, não teríamos os evangelhos nem os livros sagrados de todas estas grandes religiões.
Os Grandes Mestres, se formos observar, seus maiores feitos, grande parte deles, foram seus ensinamentos, suas palavras.

As Ações que até hoje vemos não foram necessariamente o resultado de fatos físicos desencadeados por eles, mas por suas palavras atuando na consciência dos demais.

Claro que estas palavras que estamos nos referindo nestes casos, é o próprio verbo, a verdade se manifestando e se expressando por meio da letra falada ou escrita.


Muitos enfermos tornaram-se enfermos porque sofreram influência de emanações negativas de pensamentos e de sentimentos de outros indivíduos invejosos ou ciumentos.
Isto mesmo sem nada ter sido dito, sem nem mesmo um olhar precisar tocar ao outro, somente esta emanação de energias que trafega por regiões internas e superiores da natureza.

No dia que compreendamos verdadeiramente o peso que tem uma palavra, um sentimento, um pensamento, teremos muito mais cuidado e muito mais atenção para impedir com que forças negativas dentro de nós, façam uso destas ferramentas.

Paz Inverencial!

27/03/13