zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Psicologia
Estado Psicológico

Dia após dia, vivemos e interagimos com tudo que nos rodeia, e apesar de tantas interações, de tantas realizações e assimilações (percepções do meio), acabamos não entendendo como assimilamos estas impressões externas nem como nossas percepções já consolidadas como Consciência, atuam a cada momento de nossas vidas.

A Forma como agimos, a forma como percebemos o mundo, está certamente fundamentada no Estado Psicológico que nos encontramos em determinado momento.
Entre nossos pensamentos e nossos sentimentos e nossas ações, está o Estado Psicológico. Entre o que vemos, ouvimos, sentimos, etc... e o que percebemos, igualmente encontramos o Estado Psicológico como filtro destas percepções.

Em geral o problema não é o pensamento, ou o sentimento negativo, nem mesmo qualquer situação de nosso dia a dia, senão nosso Estado Psicológico.
Vejam que para quem está bem, quem está tranquilo, disposto, as situações negativas que o mundo possa impor, não parecem ter peso ou mesmo serem dificultosas de resolver, exatamente porque se encontra em um bom Estado Psicológico.
Igualmente, quaisquer pensamentos ou sentimentos negativos, não tem um terreno fértil em nosso interior, quando nosso Estado Psicológico não é compatível com tais maldades e perversidades que tentam assaltar nosso interior nestes momentos de inspiração e de integração.

O Estado Psicológico é um tipo de Harmonia que tem o indivíduo, o qual determina como percebe o meio, e como atua com o meio. Claro que também este mesmo Estado Psicológico é obviamente o molde que tem o indivíduo para o que é compatível com sua atual natureza.

Muitas vezes supomos que o negativo é uma situação que nos desagrada, que nos é difícil, ou mesmo que em nosso interior existam pensamentos e sentimentos negativos. No fundo, se observarmos claramente, a situação no fundo não é tão relevante, dependendo do estado que nos encontremos, também pensamentos e sentimentos que não encontrem um terreno fértil, não conseguem de forma alguma crescer e desenvolver-se, pelo contrário, são dizimados pela luz da própria Consciência o qual tira a vida que possam ter, uma vez se façam evidentes em nosso interior. Também as situações que apresente o mundo, certamente não serão obstáculo algum para o indivíduo que se encontre em um Estado Psicológico Adequado.

Em geral nós vivemos em um ou dois Estados Psicológicos, isto porque de acordo com nossa natureza predominante (Consciência), nos encontramos em determinado nível, e ou estamos centrados neste estado, ou alternamos entre este estado e um inferior, ou este estado e um superior, de acordo com fluxos e refluxos sejam internos ou externos.


Há pessoas que são naturalmente agressivas, que realmente não demonstram raciocínio, nem mesmo sentimentos, e isto nos demonstra que seu Estado Psicológico é altamente Instintivo.
Vejam que existem indivíduos que atuam sem empatia, sem serem capazes de prever a consequência de suas ações, algo que claro tem diferentes profundidades, mas é aonde encontramos a maior parte dos criminosos, e dos delinquentes que se entregam a delitos momentâneos sem se importarem com suas vítimas, também sem preverem o resultado de suas ações, a consequência disto em suas próprias vidas, para com suas famílias, etc.

Não queremos hoje aqui listar e classificar estados de consciência, senão que dar a conhecer que o problema real que enfrentamos, dia após dia, é em geral um Estado de Consciência inadequado, o que causa todos estes transtornos, tanto dentro como fora de nós mesmos.

As mudanças de estado de consciência, em geral se dão naturalmente, pela vivência e a compreensão do que é vivido. Há alguns eventos os quais mexem profundamente com o indivíduo e evocam forças as quais costuam conduzir o indivíduo a estados os quais tudo torna-se um problema.
Vejam que para uma pessoa tudo pode estar bem, no entanto ao um evento qualquer mexer profundamente com o indivíduo, este evoca uma série de outras situações as qual até então não tinha problemas, mas que passam a ser um problema naquele momento.
Assim tudo que este indivíduo expresse neste momento em que baixou seu Estado Psicológico, a este nível instintivo, é uma agressão, e tudo que ele receba do meio é tomado como uma agressão.

É bastante difícil para a pessoa se expressar em um Estado Psicológico Negativo, também torna-se impossível para qualquer indivíduo ajudar a este, pois qualquer palavra, qualquer ação, facilmente e muito provavelmente é tomada como negativa. Depende claro de um esforço da própria pessoa em mudar seu estado, para que então sim as palavras externas e as percepções superiores internas, alterem mais uma vez este Estado.

Nós todos temos de aprender a sair de Estados Psicológicos negativos, também a evocar Estados mais e mais elevados, na proporção que vamos aprendendo a vivenciá-los e reconhecê-los.

Estados Psicológicos Negativos, destroem sempre a Harmonia e por consequência a Egrégora tanto individual como de objetos e de lugares.
E como bem sabemos, acabamos semeando no meio, uma influência que há de nos conduzir a estes estados negativos, exatamente porque semeamos no meio uma energia negativa a qual nos impulsionará e nos conduzirá a estes estados, inevitavelmente, se não sabemos perceber e conscientemente intervir, neste processo.


Quando falamos do Microcósmos, é muito difícil explicar e transmitir certos conhecimentos, pois precisaríamos adentrar no mundo individual de cada um, e apontar coisas que são imateriais, e que são absolutamente distintas para cada indivíduo.
Por isto que em termos gerais, acabamos nos limitando a apenas indicar, e assinalar alguns detalhes, talvez um tanto óbvios, mas importantes para realizarmos profundas e verdadeiras mudanças em nossas vidas.

Não existe como melhorarmos nossa vida, tanto no mundo como dentro de nós, sem que se altere estes Estados Psicológicos. No fundo são os próprios Estados Psicológicos que geram este magnetismo para a manifestação dos eventos externos e também são estes Estados que determinam o que se manifesta dentro de nós.

Uma Pessoa Negativa sempre verá tudo de maneira negativa, e os eventos em sua vida sempre serão cheios de tristeza, melâncolia e sofrimento. Se não é isto que almejamos para nós, pois certamente necessitamos alterar o Estado Psicológico e nos Harmonizarmos, encontrarmos a Paz.

08/04/17