zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Psicologia
Estabilidade Psicológica

Nós todos almejamos diversas coisas na vida, e se formos observar muitos destes desejos, destas vontades, são no fundo conflitantes, na verdade, absolutamente opostas.
Em geral as pessoas nada conquistam na vida, nada realmente tem, por conta desta falta de Estabilidade Interior, que lhes permite eleger um caminho, escolher um destino, e realmente trilhá-lo conquistá-lo.

Qualquer um em um momento de dúvida, de devaneio, de fúria, pode destruir toda uma série de sacrifícios que fez para estar aonde está, ser o que é, ou mesmo destruir o que construiu, etc.

Por isto que é imperativo que desenvolvamos antes de tudo, uma Estabilidade Psicológica, que nos permita ter um Norte, realmente ter um objetivo, o qual se um dia for questionado por nós mesmos, deve ser analisado com calma, com cautela, com prudência, antes de qualquer ação precipitada que possa por a perder tudo aquilo que já foi investido.
O Caminho Espiritual certamente não permite-nos ter muitos planos, ou organizações, conceitos, pois a verdade é o desconhecido que se processa de momento a momento e esta verdade não tem como ser capturada e expressa por um discurso pois não é algo palpável, senão pela Consciência que a captura a cada instante e é quem dá a cada situação a devida interpretação e a devida ação.
Ainda assim, se almejamos estas profundas mudanças interiores, é certo que se não tivermos uma estabilidade, a qualquer etapa do caminho, podemos destruir tudo que construímos, podemos simplesmente reviver todas as falhas, todos os delitos que já temos resolvidos dentro de nós mesmos.

Qualquer ação fora de um contexto da normalidade das ações que temos até então tomado, deve ser sempre muito bem observado, pois pode ter consequências muito drásticas para nos desviar em definitivo daquilo que estávamos até então rumando.

Não são todas as pessoas que tem aptidão à Felicidade, à Paz, e dizemos isto porque certamente em seu interior carregam forças completamente opostas a isto e não são capazes de viver em Harmonia, em Tranquilidade. Enquanto não resolvam em seu interior abrir mão de tais forças, de realmente erradicá-las, sempre encontrarão problemas e tristezas, aonde no fundo não há, não existe. E Estes são sempre fundamentos que impedem o indivíduo de ter tal Estabilidade, pois sempre olha um horizonte distorcido, que não é a realidade, mas que por sua negatividade, supõe que assim seja.

Muitas pessoas desenvolveram características tão distintas uma das outras que geraram aquilo que chamamos de Dupla Personalidade, chegando quase ao ponto de viver duas vidas, ter duas palavras e dois rumos de ações. E Esta loucura é impossível de se sustentar visto que sendo um único indivíduo, não tem como deixar de cumprir com seus compromissos básicos na vida, pois que Empresa aceitaria um funcionário que em um momento vai trabalhar e em outro não tem o compromisso, ou mesmo que família se sustentaria com tais confusões e delitos?

Isto claro falamos de um extremo, mas muitos indivíduos dão mostras fortes desta instabilidade, desta loucura, a qual conforme cresce, floresce em uma direção distinta do que hoje este é, e pode em definitivo tornar-se a vida deste, pode também gerar esta dualidade, ou mesmo não vingar, não desenvolver-se.


Há muitas ações na vida sem sentido, sem propósito, e que na verdade só vem para trazer um dano. Como poderíamos permitir que uma ação que vá contra aquilo que é nossa base na vida, e destrua o que lutamos tanto para conquistar? Pois é algo muito comum de vermos.
Muitas vezes as pessoas agem de maneira muito idêntica aos animais, totalmente irracionais... Vejam o caso de um cão que sempre recebe alimento do dono, e este dono ao ir colocar mais comida no prato enquanto este come, ou mesmo brincar que irá pegar a comida dele, vê-se como um inimigo do animal que dá mostras que irá atacá-lo para proteger o seu alimento. Isto é uma mostra de como uma confiança pode ser quebrada e de como podem ser instintivos e irracionais, já que ameaçam aquele que lhes dá o sustento, os cuidados.

O Animal é sempre uma criatura instável, e o homem, como hoje é, não é mais que um animal dotado de algum intelecto, o qual mais constantemente cede a estes baixos instintos e rende-se a pensamentos e sentimentos absurdos que o distanciam de ser o que realmente deve Ser, de ter o que realmente lhe corresponde Ter. Isto porque tanto o Ser como o Ter, dependem de continuidade de propósitos, o que é em realidade um desdobramento de uma Estabilidade Psicológica.

Estabilidade é um alinhamento, aonde tudo em nosso interior aponta em uma direção, todas nossas ações são em um mesmo sentido, e é o que possibilita o encarne de forças que estão mais além de nós mesmos, e de ações que estão muito além do que o indivíduo comum é capaz.
Por isto que é dito que o Cristo se manifesta em organismos devidamente preparados para isto, e em parte é esta organização que nos referimos. Por isto que o Cristo é comparado ao magnetismo como força, no fundo o magnetismo existe por este alinhamento que tem um objeto em ter todos seus atomos em uma polarização idêntica, algo que no sentido Psicológico necessitamos, para encarnar tais princípios, sem os quais o Amor, a Paz, não serão mais que sonhos conceitos e teorias.

As Palavras somente terão o devido peso do arrependimento, quando tenhamos a estabilidade de sutentá-las em fatos, mais além de um simples breve momento de Consciência.

20/07/17