zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Psicologia
Apostar no Triunfo

A Vida que as pessoas levam nos dias atuais é muito infeliz... Já começam seus esforços para realizar algo, cheios de ressalvas.
As Pessoas casam-se preparando-se para o divórcio, integram-se preparando uma porta de saída.
Isto ocorre em todas as áreas, em todos os aspectos e assuntos da vida comum, e mesmo o que seja mais além disto.

Todos previnem-se, preparam-se para a derrota, e em geral é por isto que perdem. Perdem, porque não investiram no Triunfo, porque não apostaram no Triunfo.
A Energia, o esforço, o comprometimento necessário ao Triunfo foi gasto com tais ressalvas e com estes distintos aspectos negativos contrários a empreitada.

Se algo é por demais arriscado para darmos tudo, se não estamos disposto a fazê-lo e sustentá-lo até o fim, não vale nosso esforço, nosso empenho. É Que se apesar de nossos esforços algo falha rotundamente, plenamente, sem solução, sem retorno, há de se criar os meios para sair desta infeliz situação, se é que isto realmente ainda é possível. Mas sem a absoluta entrega, é certamente impossível o sucesso, o Triunfo.

As Amizades falham, os relacionamentos maritais fracassam, os empreendimentos são arruinados por falta de comprometimento, de dedicação, de empenho. São estas resalvas e estas falsas seguranças que no fim acabam por distanciar-nos do Triunfo, porque acabamos julgando ser mais fácil acabar por seguir adiante. Destruir que consertar...

A Vida é uma energia limitada, assim como é nossa Consciência. No exato momento que colocamos isto em algo, deixamos de por em outra coisa, ou retiramos de outra coisa para tal fim. Assim que são nossas escolhas, é nosso empenho, que determina nosso sucesso, antes de mais nada.

É Certo que nem tudo depende de nós, e é verdadeiro que em geral as coisas tendem a dar errado... O Raro é quem chegue a meta, o raro é quem Triunfe, isto porque dentre tantas opções que temos, de tantas escolhas que fazemos a cada momento da vida, há um pequeno limiar que é o caminho que nos conduz adiante, todo o restante nos faz regredir, destruir, desfazer, o que foi criado, o que está sendo sustentado.

Entendam que uma pessoa que coloque atenção em tudo, que busque tudo, nada terá, porque sua vontade, porque sua atenção, sua consciência está fracionada em coisas demais para sustentar. Há que profundamente selecionar nossos entusiasmos e nossos esforços para aquilo que verdadeiramente ansiamos realizar, conquistar, conservar.
É Claro que a vida tem diversos aspectos, não estamos de forma alguma sugerindo que as pessoas vivam para uma só coisa, mas sim que saibam selecionar o entusiasmo para cada coisa, e que também não tenham muito mais compromissos do que podem sustentar.

Temos que ter muito claro em nossa Consciência, o que sejam as nossas prioridades, e o que seja secundário, ou mesmo irrelevante. Somente assim tendo este mapa de nossa vida, de nossos interesses, podemos zelar pelo que realmente queremos zelar, e nos resguardar do que devemos nos afastar, por ser irrelevante, desnecessário.

Se Queremos o sucesso, necessitamos acreditar no sucesso, e fazer todo o possível para que ele ocorra.
Realmente dar tudo para ganhar tudo.

É Certo, é óbvio, que para nos dedicarmos de Corpo, Alma e Espírito a algo, necessitamos ter certeza do que se quer, do que nos corresponde.
Também que muitas pessoas buscam por meios errados, aquilo que anseiam.


Um exemplo absurdo disto que estamos falando, é a pessoa que vai casar-se, que está integrando sua vida com outra vida, que está unindo-se em Matrimônio, ser capaz de pensar em Divórcio neste sagrado momento. É exatamente isto que falamos, a pessoa não aposta no Triunfo, ela aposta no Fracasso.
Se Realmente a pessoa já dá o primeiro passo preocupada com isto, é porque não deveria dar tal passo, nem nenhum passo neste sentido.
A Pessoa que dá um passo destes, desta forma, é óbvio que já está apostando não no Triunfo, mas no absoluto fracasso, e certamente não fará esforços para as coisas darem certo. E se tem medo, se tem dúvidas da intenção do outro, se não é capaz de apostar que o outro seja capaz, então que não dê este passo.

Vejam como seria diferente que os relacionamentos Maritais tivessem duas pessoas realmente comprometidas uma com a outra, dois seres capazes de dar a vida um pelo outro. Matrimônios sustentados pelo Amor, pela Verdade, pela Justiça...

Imaginem por um momento, uma Empresa realmente comprometida com seu Funcionário, um Funcionário que realmente acredite e que dedique-se ao seu Trabalho... Isto é possível quando fazemos as escolhas certas antes de mais nada, e quando nos comprometemos totalmente, uma vez feitas tais escolhas.


E Não estamos de forma alguma dizendo que o Patrão precisaria manter um funcionário infinitamente, quando este realmente perca-se totalmente de sua função, de seu interesse, senão que hajam profundos esforços, ao longo desta jornada para que as coisas funcionem, e então sim, ao fim, quando já não é mais remediável, se chegou-se a tal ponto, então se avalia o que é necessário, o que é o justo de se realizar.

Estas coisas que aqui dizemos não devem jamais ser tomadas como regras, como normas, mas como reflexões, como conselhos a serem analisados, observados na vida prática... As pessoas já tem conceitos demais na cabeça, precisamos transformar estas teorias em verdades próprias, Íntimas de cada um, realmente fazer consciência e quiçá Ser, tais princípios encarnados.

15/09/17