zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Psicologia
Mudanças Definitivas

O Trabalho Psicológico, a real mudança interior, é algo muito Íntimo e particular de cada indivíduo.
Certamente tudo tem o seu momento e tudo tem a sua forma e nunca é igual o processo de uma pessoa e a de outra e isto é algo que temos de aprender a observar respeitosamente e aceitar a particularidade e o momento que vive cada criatura.

A Vida é cheia de escolhas e certamente temos de eleger a cada instante caminhos e formas, não temos como fazer tudo de uma só vez e é natural que tenhamos coisas mal resolvidas que cedo ou tarde temos de enfrentar e resolver.
Há muitas coisas que não podemos nos precipitar, também há muitos assuntos que não temos como deixar para depois e somente nós, por meio de nossa Consciência, de nosso discernimento podemos saber o que cabe ou não fazer, e quando.

Dizemos isto porque uma pessoa pode tentar enfrentar algo antes de seu tempo e frustra-se pela incapacidade de resolver algo, também pode esta mesma pessoa deixar algo essencial sem solução e isto lhe conduzir a um terrível fracasso.


A Gula dentre muitas facetas que tem, tem sua principal manifestação na má alimentação e no desequilíbrio alimentar, aonde se ingere mais do que se gasta, o que se liga de certa maneira a aspectos da preguiça.

É Muito fácil reconhecer em uma pessoa os defeitos que lhe são mais exacerbados, afinal há pessoas cujo traço transparece ódio, uma constante raiva que é percebida não apenas no olhar, mas na face como um todo, na forma como respira, como se move, como se porta..., outros tem suas formas deformadas de tanta gordura que carregam, outros tem um ar tão pesado de desânimo e de imobilidade que chegam a contagiar outras pessoas, assim o mesmo para os demais principais defeitos existentes.

As pessoas geralmente tem um aspecto principal negativo, e um aspecto secundário o qual geralmente é o que gira em torno a vida delas. Geralmente o recomendado é focar nestes elementos e posteriormente trabalhar os demais, já que não são tão danosos ou fortes em nós.
São sempre estes elementos principais que nos conduzem as grandes decepções e as grandes tragédias em nossas vidas. Ainda assim há muito o que trabalhar nos demais aspectos, afinal tudo isto nos causa muito problema e muito dano tanto fisicamente como internamente.


Falando claramente sobre o procedimento da mudança, temos de dizer que isto tem de partir do indivíduo, não quer dizer que não possam haver situações internas que lhe levam a reflexão e a atitude de mudança, mas é necessário ser algo interno, feito e guiado por algo interior antes de mais nada.
Isto porque de nada adiantaria fazermos algo que não queremos, pois não se sustenta quando se perde o estímulo exterior que gerou a mudança.
O Ideal e o único viável é mudar na proporção do que podemos sempre sustentar.

Temos de fazer mudanças que são permanentes, de outra maneira se perde mais do que se ganha, pois se perde o tempo e a energia em fazer a mudança e por fim torna-se algo pior do que era no começo.


Pequenas mudanças quando feitas em definitivo e de maneira plena, tem um efeito muito grande com o passar do tempo pois geram efeitos acumulados de benefício. Assim como muitos dos problemas que temos e que permitimos que se gestem em nossas vidas, ainda que pareçam insignificantes, bem sabemos que com o tempo agravam terrivelmente nossa situação.


A Base de toda mudança é sempre a estabilidade. Temos de ter uma normalidade, uma plenitude natural, para que então dentro disto seja alterado o que for necessário e de maneira definitiva.

09/04/2018