zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Psicologia
Rompendo a Inércia

O Mundo como conhecemos tem muitas leis. Leis estas que por vezes vemos e compreendemos, e também que por vezes não vemos e não compreendemos.
Vemos que a humanidade hoje entende muitas coisas acerca do mundo e de como são as coisas, e certamente necessita entender que apesar de todos os esforços, existe muito mais a ser compreendido e também muito a ser revisado do que supostamente entendeu.

Algo que nos é conhecido e que certamente ocorre em diferentes formas, de diferentes maneiras é a Inércia e o Movimento.
Toda ação que vamos desempenhar, tudo aquilo que vamos começar, seja dentro, seja fora, seja em cima, seja em baixo, requer um esforço muito grande.

Qualquer coisa que já exista, requer menor esforço, menor sustento para manter-se, do que se requeriu para ser criada. Até porque este impulso inicial, este esforço em criar algo, em movimentar algo, é o que requer uma extrema cautela e cuidado.
Afinal se fazemos na direção errada, com a potência errada, de maneira errada, fracassará ou dificultará inevitavelmente sua existência, sua ação.

Isto podemos aplicar em todas as esferas da vida, seja no relativo ao exercício físico, seja o relativo ao funcionamento emocional, psicológico, seja na fundação de uma empresa, de um projeto, seja na criação de uma nova vida.

Toda mudança em direção contrária ao rumo que vamos requer que o objeto retorne a inércia. Ou seja, que pare, que se detenha no rumo que está tomando.
Isto significa que é necessário destruir, o que foi construído, que é necessário deter-se totalmente de uma direção para então ir para outra direção.

E isto é ainda pior do que romper a inércia, afinal temos de deter algo que está em pleno movimento, então mudar o rumo. Isto claro quando a direção é totalmente oposta.
Isto dizemos porque em geral muitas coisas são agregadas a este movimento, muitas outras forças colaboram e se aproveitam deste movimento, e a única forma de liberar-se e de liberar desta influência, é cessando o movimento, então recomeçando de maneira correta, adequada.

Obviamente tudo isto requer seu tempo, seu esforço, pois nada ocorre da noite para o dia e é importante que quando façamos algo em qualquer sentido, que seja feito quando já tenhamos superado todas as etapas anteriores.
Isto significa que primeiro temos de ter certeza de que é o momento, de que é a direção e de que com intensidade isto deva ocorrer.
Há muito que somente é sentido ao longo do curso de nossas ações, mas há muito que necessitamos ter certeza para que não venhamos a destruir o que não deve ser destruído, ou que não venhamos a criar algo que não deve ser criado, ou não tem a devida necessidade, utilidade.

24/08/2018