zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Psicologia
A Tirania do Medo

Se observarmos a história da humanidade, vamos encontrar épocas aonde houveram grandes imposições sustentadas pela propagação do medo.
Toda sociedade inconsciente é governada pelo medo.

O Medo é um dos grandes empecilhos para as pessoas despertarem a consciência.
A Inteligência é uma faculdade da consciência e precisa estar livre de medo para atuar.

Na escola, na sociedade, mesmo nas ciências esotéricas há muito disto, do medo.
Nunca faltam nas instituições, nos grupos de tipo esotérico a imposição pelo medo.

Se uma pessoa não tem o direito de discordar, de não aceitar por aceitar uma informação, que consciência ela terá a respeito disto?
Os estudantes tem de aprender a serem exigentes, não é errado questionar nem é errado discordar expondo sua compreensão a respeito do tema.

Hoje em dia tudo é decorado, nas escolas decoramos as informações para passar de ano, na vida igualmente vivemos uma vida que outros nos impõe, sem questionar, sem buscar compreender as razões disto. No caminho esotérico costuma ocorrer o mesmo, o normal é que queiram nos enfiar goela a baixo, como se diz popularmente, as informações, os ensinamentos.

O Que se cria com isto são dogmas, criaturas mecânicas como as das escolas, como as do dia a dia, simplesmente cheios de informações esotéricas. Isto não é trilhar o Real Caminho, isto não corresponde a avanços espirituais de nenhuma espécie. Com isto não se está realizando Obra alguma.


Decorar é conhecer a informação, aceitá-la sem discernimento de nenhuma espécie. Isto não é consciência nem é inteligência, isto o faz qualquer pessoa.

As pessoas em geral que se voltam para os ensinamentos esotéricos tendem a usar de outra cabeça que pense por eles, assim fazem o trabalho fácil que é decorar, aceitar mesmo sem compreender, qualquer informação que recebam.

Mesmo que uma informação seja verdade, se não fazemos compreensão real sobre a mesma, não nos é útil, de nada nos serve. Há uma absoluta diferença em ter meramente uma informação e ter encarnado um conhecimento, ter realmente plena consciência sobre o mesmo.


A Verdade é uma força em constante transformação, e o que em um momento é válido em outro já não é, o que nos cabe realizar em um momento, em outro já é diferente. Assim que a verdade é algo desconhecido e em constante transformação que somente a consciência pode acessar, de momento a momento.


Nós somente poderemos expressar nossa consciência quando realmente façamos uma revisão de tudo aquilo que carregamos dentro de nós, revisado cada conceito, revisado cada pensamento, cada sentimento, livre de temor, livre de medos, passaremos a atuar conscientemente e a criar, a trabalhar dentro do que seja o âmbito da Consciência.

08/08/14