zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Psicologia
Os Problemas e o Ego

A Vida é algo que sempre nos surpreende com suas infinitas possibilidades.
Se observamos a vida de cada pessoa, os caminhos que cada um trilha, o que realiza cada indivíduo, é algo que não vamos encontrar duas vidas iguais, dada a diversidade e as infinitas possibilidades que se apresentam a cada indivíduo.

Sabemos que duas forças não podem ocupar o mesmo espaço, ao mesmo tempo, e cada criatura, cada indivíduo, tem esta particularidade exatamente por conta deste principio, visto que o que um vive, outro não será capaz de viver, porque duas forças não são capazes de estar ao mesmo tempo em um mesmo espaço. Mesmo que alguém repita o mesmo fato em outro momento, já não é o mesmo, já não ocorreu pelos mesmos impulsos nem terá os mesmos resultados, exatamente pelo restante da diversidade que lhe cerca que está sempre em constante modificação.


A Vida muito nos ensina, muito podemos aprender ao observar os principios que agem em uma planta, em um animal, mesmo nos grãos de areia de uma praia, nas ondas do mar... tudo contem uma infinita sabedoria, que está escrito em letras vivas, as quais a humanidade não aprendeu nem se interessa por ler.

Tudo aquilo que fazemos, todas nossas ações, sejam estas físicas, emocionais, psíquicas, influem e afetam o mundo como um todo. Assim como uma ação equivocada fisicamente realizada, também um pensamento, um sentimento negativo altera e influi no porvir das coisas.
Toda negatividade que levamos em nosso interior, nosso Ego, nossos Defeitos, nossas falhas, são os que causam estes danos ao equilibrio natural que existe na natureza, nas leis divinas. Desta violação destas leis, deste dano que causamos, inevitavelmente isto nos retorna e cria para nós problemas de toda índole.

E são questões muito fáceis de se observar no nosso dia a dia. Porque qualquer pessoa que tenha preocupações, que permita com que frações pessimistas, atuem dentro de si mesma, terá dores de cabeça, alterações psicológicas, e certamente se levado a um extremo, doenças relativas ao problema em questão.
Vemos como é fácil uma pessoa que se irrita constantemente desenvolver úlceras, problemas de pele, também o dano que causam àqueles que mais amam, por conta de incompreensões e palavras brotadas de uma força negativa que leva em seu interior.

A Vida é algo muito fértil, e aquilo que damos, recebemos. Tudo aquilo que semeamos ao longo da vida, recebemos, porque é uma matemática infalível.
Nossos sofrimentos são únicamente o resultado de nossas próprias ações. Muitas pessoas acreditam que a razão de sofrerem é por falta de dinheiro, por falta de amor, por falta de compreensão dos demais, mas a verdade é que se sofremos é porque há forças em nosso interior que nos arrastam até situações de sofrimento e nos impedem de ver a verdade.

Tudo na vida tem solução, e o que não tenha solução, por si só nos mostra que já está solucionado. E isto não é questão de conformidade, sim de compreensão de que há um principio inteligente que faz isto ser desta maneira.


O Mestre Jesus dizia, "Conhecei a Verdade e ela vos fará livres", mas esta verdade encontramos dentro de nós mesmos, conforme vamos eliminando as forças que nos impedem de conhecer, de realmente ver, viver e encarnar esta verdade.
Os Mistérios encontram-se a todo momento nos rodeando e nos estimulando com suas verdades indizíveis àqueles que não são capazes de percebê-las, mas não temos a devida Consciência para compreender a forma as quais nos falam tais forças divinas.

A Consciência é a única capaz de entender esta linguagem consciente a qual nos fala a Vida e a Natureza como um todo.
A Questão é que nossa consciência está presa em um mundo cada vez mais terrivelmente mecânico e adormecido.

Falar do adormecimento da consciência nos tempos atuais é algo muito difícil, porque cada vez mais surgem tecnologias ainda mais eficazes em manter adormecidas as pessoas. O Problema não está na tecnologia em si, mas na forma como a usamos.


Ter atenção no que estamos realizando é algo certamente necessário, pois desta entrega total à uma realização, claro podemos expressar e encarnar as frações de consciência que tenhamos disponíveis. Mas o esquecimento de nós mesmos somente pode conduzir-nos à degeneração, a perda da expressão de nossa consciência.


Quanto mais atuam em nós nossos defeitos, nossa inconsciência, mais problemas criamos para nós mesmos e para aqueles que nos cercam.
O Resultado da maldade atuando é uma reação natural das forças cosmicas que buscam repor o equilíbrio causado por aquela ação negativa. Nós chamamos isto de Karma, esta força que busca o equilíbrio de tudo quanto existe.

Da mesma forma, quanto mais manifestamos a consciência, mais ações conscientes realizamos, mais atua o karma de forma a retribuir por aquilo que estamos fazendo. Reforçamos que o Karma busca exatamente isto, dar a cada um o que é devido.

Se cometemos erros, nos vem cobranças, problemas, situações difíceis e muitas vezes impossíveis de se resolver.
Assim que vê-se, não é difícil de qualquer um compreender, a necessidade que existe de eliminar nossos erros, a importância que há em Despertar esta Consciência que encontra-se hoje adormecida e aprisionada dentro de cada um destes delitos que cometemos.

Afinal o defeito é exatamente a antítese, o polo contrário da fração de consciência a qual aprisiona.
Enquanto não tenhamos liberado esta essência, esta consciência, estamos certamente destinados a dor, ao sofrimento, de forma involuntaria, inconsciente.


Todos nós somos muito parecidos com uma Árvore. Se observamos as partes de uma árvore, seus processos, seus momentos, certamente encontramos muita relação com a Obra que cada um tem de realizar.
As Raizes são o Ser, lá de onde brotaram tudo quanto somos, o Tronco, os galhos são nossa Alma, este principio imortal.
As folhas são as inumeras personalidades as quais já teve uma pessoa, seu infinito ir e vir da existência como conhecemos. Afinal para cada existência cria-se uma personalidade (nome, forma de expressão, manias, costumes), e certamente por meio disto se alimenta a Alma durante cada uma destas vidas. É este filtro que nos permite captar esta sabedoria da vivência tridimensional.

Existe aquele momento aonde a árvore dá suas flores, estas flores são sempre associadas as Virtudes, a Consciência, exatamente porque é o resutado deste trabalho do Ser, da Alma, que realizou-se através das inumeras Personalidades e que em seu momento desabrocha plenamente como iluminação, consciência, realizações.

As Flores são sempre um anúncio dos frutos. e os Frutos são exatamente o Ser encarnado, aquela mesma força primordial que brotou desde a terra (semente), expressa em potência na plena luz do Sol, capaz de alimentar outros Seres e criar vida se semeada em meio as trevas (terra).

O Fruto são de certa maneira os ensinamentos em meio às suas formas. Mas as sementes são o principio vital, o potencial prático destes ensinamentos.
Muitas pessoas sabem alimentar-se dos frutos, mas não sabem fazer bom uso da semente.
Enrriquecem o intelecto, absorvem a forma, mas não são capazes de compreender e viver os principios que são os únicos capazes de nos conduzir até a verdade.

18/08/14