zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Psicologia
Preocupação

Todos os dias de nossas vidas encontramos pessoas preocupadas com algo, nós mesmos se nos descuidamos de nosso estado psicológico, podemos acabar sofrendo por antecipação dentro de um contexto imaginário, uma suposição sem fundamentação alguma, já que ainda não ocorreu.

A Preocupação surge quando não sabemos corresponder adequadamente aos eventos que a vida nos apresenta. É muito comum que diante de uma situação que esteja se processando, devido a frações negativas dentro de nós mesmos, imaginamos o pior, esperamos o pior, e claro soframos por antecipação.
Este sofrimento antecipado em relação a algo é negativo, primeiramente porque nos impede de agir claramente dentro do contexto que estamos vivendo, e obviamente nos faz rumar em direção a tal nefasto evento, já que "o aguardamos" psicologicamente.

Uma coisa é a previsão, prever algo, preparar-se para algo, isto é uma coisa, outra muito diferente é a preocupação.
Podemos nos preparar para um evento, quando este for inevitável ou muito provável, e ainda assim manter os estados adequados de consciência, sem nos identificarmos com tais eventos.

As pessoas nestes tempos modernos vivem sob um constante estado de preocupação e estresse. Não é de se admirar que haja tanto sofrimento e descontentamento nos dia a dia destas pessoas.

A Questão é que falta objetividade de observação por parte destas pessoas que vivem preocupadas e estressadas. Sempre que nos observamos e não perdemos o estado adequado de consciência, sempre que não nos identificamos com tal ou qual situação, é óbvio que somos capazes de lidar com qualquer tipo de evento, da melhor maneira possível.

Quando nos identificamos, esquecemos de nós mesmos, esquecemos da realidade, caímos em um verdadeiro pesadelo inconsciente que faz a vida um caos e um sofrimento.

E isto acontece a todo momento, com pequenas e grandes coisas, medos e preocupações assaltam constantemente a mente e o coração das pessoas em geral e isto faz com que cometam erros sobre erros, cometam constantemente delitos e equivoquem-se a cada instante de suas vidas.

É muito interessante observarmos a nós mesmos ou a qualquer pessoa quando de seu adormecimento, porque entra em um processo literalmente de loucura, ainda que por alguns instantes.
Uma pessoa qualquer não acha uma chave, e em vez de buscar encontrar ou revisar suas ações, já sonha, tem pesadelos em sua imaginação, porque precisa de um chaveiro, porque isto, porque aquilo...
O Que mostra a total instabilidade que reina dentro de uma pessoa, porque não é capaz de lidar com os eventos conforme eles vão acontecendo, senão que se antecipa equivocadamente e sofre senão duas, uma vez (por antecipação).
O Mesmo se apresenta em diferentes detalhes da vida, e mesmo no caminho esotérico.

29/09/14