zzzzzzzz

 

CLXV
Textos sobre Psicologia
Fofoca

Há diversas ações de nosso dia a dia que jamais diríamos que são delituosas e a verdade é que se sobre estes eventos jogamos a luz da consciência, nos deparamos com mais uma face obscura que em nosso interior carregamos.

Muito do que vemos de intrigas, de ataques, de calúnias, de fofocas, são o resultado de uma ação provocada inicialmente pelo medo.
O Cristo é sempre perseguido pela humanidade, exatamente por medo.
Aqueles que buscam o Cristo são os mesmos que não o reconhecem e o caluniam, perseguem e matam.

A Fofoca é um destes tantos aspectos já tão incrustado em nossa "vida moderna" que as pessoas acreditam ser normal e natural, já não tem qualquer consciência ou compreensão do delito que cometem.

Hoje em dia ainda temos o agravante da tecnologia que a todo momento nos traz informações e nos permite estar sempre ligados aos demais e isto infelizmente devido a nossa psicologia somente serve para agravar a manifestação de nossas falhas internas.

Temos de entender que a fofoca é a disseminação de informações sem propósito. Em geral relativas a vida alheia e que muitas vezes e comumente não condizem com a realidade, são geralmente um ponto de vista da pessoa em questão.

A Fofoca diversas vezes manifesta-se como murmuração ou até mesmo difamação, principalmente quando a inveja tende a unir-se a estes impulsos negativos no interior do indivíduo.

Em geral a fofoca, assim como a mentira, é o resultado da falta de um assunto concreto para dialogar-se. Certamente o melhor seria aprendermos a conviver com o silêncio a fazer tão mal uso da palavra.

A Mesma boca que amaldiçoa, que calunia, não tem o poder para abençoar e infelizmente em nosso dia a dia fazemos estas escolhas para o mal, cada vez que isto se manifesta por meio de nós.

Não pensemos por favor que isto seja algo exclusivamente feminino. Grande parte dos diálogos entre os homens, que soam como uma simples troca de informações, estão fundamentados nesta mesma falha psicológica e ainda que prefiram usar outro nome, é a mesma fofoca em plena atuação.


Há muitas coisas que realmente não deveriam nos importar, que nada nos adiciona saber ou não saber, principalmente o que seja da vida privada de cada um. É muito fácil qualquer pessoa argumentar sobre a vida da outra, ou avaliar o outro, mas no fundo é extremamente superficial porque a vida é um complexo emaranhado de muitas coisas, algumas que vemos outras que não vemos. Também de nada nos serve este tipo de atitude provocada pelo medo, pelo cíumes, pela inveja.
Assim que para os que anelam realmente uma integração com a Divindade, recomendamos reavaliar muito criteriosamente o que aceitam escutar da vida alheia, e mais ainda, o que escolhem aceitar como verdades ou mesmo replicar aos demais.

Não é por acaso que estamos tão distantes de Deus, vemos que mesmo nos pequenos detalhes da vida estamos a cada instante optando pelo mundo e pelas coisas que pertencem as Trevas.

03/02/16