CLXV
Textos sobre Religião
As Emanações e os Mistérios do Reino da Luz

Um Mistério, uma compreensão, é algo impossível de ser transmitido em um discurso, em uma demonstração.
O Entendimento, a posse intelectual, emocional (etc...), de uma informação, ainda que sejam referentes a Mistérios Inefáveis, dizemos são Emanações destes mesmos Mistérios (se transmitidos por uma fonte em posse deste Mistério).
Então que o que transmitimos destes mistérios são apenas Emanações dos Mistérios, porque os Mistérios continuam ocultos e velados até que cada um os vivencie, os compreenda e os encarne.


É Muito diferente uma pessoa falar sobre a morte do ego, e uma pessoa ter vivido consciente o que é cada uma destas etapas deste processo de desintegração do agregado psiquico.
Então que aquele que fala sem ter vivido, sequer consegue transmitir esta Emanação do Mistério, porque só pode gerar esta emanação quem tem a posse do mesmo.

"Ao que sabe, a Palavra dá Poder, ninguém a pronunciou, ninguém a pronunciará, senão somente Aquele que O tem encarnado." - Pistis Sophia Desvelada, Samael Aun Weor

Por isto é tão importante a vivência neste caminho. Não teorias, não conceitos, mas fatos, vivências, observação direta, seja física ou interna, de cada um destes Mistérios.
Porque em posse de um Mistério, podemos gerar emanações deste mistério para que a consciência da outra pessoa reconheça o mistério, ainda que não o compreenda em um primeiro momento.


Os Mistérios se ocultam, porque as pessoas se acostumam a dizer palavras que não compreendem e não viveram. Então todos tem um entendimento e transferem este entendimento mas por ninguém estar em posse do Mistério, não se consegue transmitir esta emanação que é o impulso para o próximo poder chegar a este mistério.

Então ainda que existam emanações dos mistérios, e palavras sobre os mistérios, não há quem possa alcançar o Mistério. Nisto ele se faz oculto e inacessivel ainda que esteja no entendimento e na boca de todos.


Isto é o que tem ocorrido com o Gnosticismo e com os Mistérios deixados pelos Veneráveis Mestres. Muitos, muitos falam, ensinam, orientam, mas não viveram, não compreendem, alguns sequer entendem.
Este é um dos motivos que desaparecem as Grandes Religiões e temos que receber na Terra novos Avataras (Mensageiros de uma Era) e sempre uma nova mensagem.
Chega algumas vezes este momento aonde os Mistérios estão presentes como palavras, como emanações, mas um povo acostumado a escutá-los como história e repeti-los como histórias, já não são capazes de vivenciar estes mesmos.


Os Guias da humanidade sofrem muito em ver o estado atual em que as pessoas se encontram e como tratam estes Mistérios que com tanto esforço entregaram a estes Iniciados e a esta Humanidade. A Ingratidão e a incompreensão é claro a moeda que sempre se pagou e sempre se pagará a seus serviços... mas sempre se tem a esperança de que alguns mais consigam viver e encarnar estes Mistérios que são em outras palavras a própria Vida em sua expressão máxima, espiritual.

Os Mistérios não são ensinamentos apenas, são forças, são criaturas vivas que as encarnamos, que as assimilamos. O Mistério costuma ser um sentir que temos, um entendimento mas de tipo espiritual, cujas emanações e interpretações transformamos em palavras por meio de um Intelecto Superior e de uma Emoção Superior.


Aquele que não encontre e não encarne um Mistério dentro de si, não pode executá-lo nem encontrá-lo fora de si, no mundo e na esfera.

E nesta Terceira Veste, que recentemente Te enviámos, está a Glória do Nome do Mistério do Revelador, que é o Primeiro Mandamento e do Mistério das Cinco Impressões e do Mistério do Grande Enviado do Inefável, que é a Grande Luz e do Mistério dos Cinco Guias que são os Cinco Auxiliares. Há mais nesta Veste, a glória do Nome do Mistério de todas as Ordens das Emanações do Tesouro da Luz e dos seus Salvadores e do Mistério das Ordens das Ordens, que são os Sete Amens e as Sete Vozes e as Cinco Árvores e os Três Amens e o Salvador Gémeo que é Filho do Filho e do Mistério dos Nove Guardas das Três Portas do Tesouro da Luz. Há mais ainda ali, a Glória inteira do Nome de todos Aqueles que estão na Direita e de todos Aqueles que estão no Meio. Mais ainda, há ali dentro, a Glória Eterna do Grande Invisível que é o Grande Antecessor e o Mistério dos Três Triplos Poderes e o Mistério da sua região total e o Mistério de todos os seus Invisíveis e de todos Aqueles que estão no Décimo Terceiro Aeon e o Nome dos Doze Aeons e de todos os seus Regentes e de todos os seus Arcanjos e de todos os seus Anjos e de todos Aqueles que estão nos Doze Aeons e o Mistério total do Nome de todos Aqueles que estão no Destino e em todos os Céus e o Mistério completo do Nome de todos Aqueles que estão na Esfera e dos seus Firmamentos e de todos os que estão neles e de todas as suas Regiões.” - Pistis Sophia Desvelada, Samael Aun Weor

"Graças ao Primeiro Mistério, quer dizer, graças ao Ancião dos Dias, graças ao Pai de Todas as Luzes, o Jesus Cristo Interior pode ensinar os Iniciados.
O Senhor não oculta nada aos que verdadeiramente estão Despertos.
O Senhor ensina aos Adeptos, os Mistérios do Alto e daquela região da Realidade.
O Senhor, graças ao Inefável e por obra e graça do Primeiro Mistério de todos os Mistérios, que é o Pai, instrui-nos secretamente.
Ele instrui-nos desde o princípio até à plenitude, assim como de dentro para fora e de fora para dentro.
Tudo isto é possível quando O encarnamos.
Ao que sabe, a Palavra dá Poder, ninguém a pronunciou, ninguém a pronunciará, senão somente Aquele que O tem encarnado.
"
Pistis Sophia Desvelada, Samael Aun Weor

06/03/13