CLXV
Textos sobre Religião
As Escolas de Mistérios

Existe na natureza esotérica um processo cíclico aonde surgem de desaparecem, de atividade evidente (pública), as Escolas que ensinam a regeneração do homem (humanidade).

Então que estas escolas hora se manifestam publicamente entregando à humanidade estes ensinamentos, hora desaparecem em meio a multidão.
Este ciclo governado por Netuno tem 165 anos.


Isto deste período ausente para compensar o período de trabalhos públicos é algo muito lógico e muito interessante. É Óbvio que as pessoas com o tempo se acostumam com as formas religiosas e estas já não surtem o efeito necessário para que as pessoas trilhem a senda da revolução da consciência.

Este período de silêncio e de afastamento dos trabalhos públicos serve como uma depuração natural destes sistemas caducos que se formaram. Não que estes grupos e estas instituições não vão existir, continuam existindo mas sem a presença dos Mestres e Guias que lhe deram vida e por isto vão pouco a pouco se afastando dos princípios e modificando suas formas até um ponto aonde já não estão mais ligados a força que o originou.

Com isto quando do fim deste ciclo de inatividade, com o retorno destes Mestres e destas Instituições a nível público, eles surgem como uma verdade que nunca tinha sido dita, porque as pessoas já se esqueceram, já se afastaram da verdade novamente.


Por isto que nunca é dito tudo e a cada novo retorno destes Mestres, destes guias, vão aprofundando pouco a pouco os Mistérios, de forma a que mesmo que uma pessoa possa estudar tudo que eles disseram, somente aquele que tem a chave pode se aprofundar mais e mais, tornando assim o intelecto incapaz de lidar com a presença do Espírito.

Isto é o motivo que muitas pessoas que no passado já participaram do Gnosticismo e se hoje observam o que está sendo dito, parece tão diferente, tão profundo, mas é exatamente porque se um dia fosse dito TUDO, a quem escutariam posteriormente? Então estas missões que tem os Mestres são limitadas pela necessidade do momento.

Vejam que isto é um dos motivos que as pessoas não tem acesso consciente (de recordarem-se) de suas experiências internas, porque há mistérios que a pessoa, por uma autorização do Ser, poderia conhecer, até para o seu trabalho espiritual, mas que não poderia ensinar isto aos demais porque estaria violando os ensinamentos da época, do momento.

Então não é que uma pessoa tenha que fazer algo grande em sua missão na terra, ela precisa fazer o que o Espírito (Os Mestres, a Loja Branca) necessita para o momento.
Veja que nestes casos o esperado é algo exato, nada mais, nada menos, e isto é algo que as pessoas tem dificuldade de entender. Temos a tendência de exagerarmos ou não fazermos nada e é por isto que não se pode contar com estas pessoas, não sabem se mover indiferentes a aparentes triunfos e fracassos.


Há falhas, erros propositais deixados como peças faltando, para quando um destes Mestres tenha que cumprir com alguma missão, eles possam dar a palavra chave do assunto e com isto conquistar a confiança de um povo.
Se fossemos falar a realidade de um só detalhe como é o Plano Astral, a verdade é que chegaríamos a conclusão que mesmo com tudo que foi dito, nada, absolutamente nada foi dito, porque há tantos detalhes e tantas questões que somente quem leva isto a prática vai saber...


Então que nesta progressão de nosso caminho interior necessitamos viver de acordo com nossa consciência, porque seja uma época de luz ou de trevas a nível esotérico, podemos continuar nosso caminho, porque é algo interno e espiritual.
Também porque todo aquele que na humanidade dê mostras de um trabalho, pode ser ajudado não só desde os mundos internos, mas fisicamente por estes sistemas fechados mantidos pela Loja Branca, mesmo nos períodos de inatividade pública.


Se fixamos em nossa consciência o sentido de nossa integração com a parte espiritual, nem mesmo as trevas ou a morte, podem impedir-nos o passo.

"É tremenda a grandeza e a majestade do super-homem. Realmente o super-homem brilha por um momento na noite dos séculos e logo em seguida desaparece, tornando-se invisível para o homem. Comumente podemos encontrar indícios desta classe de seres em algumas escolas secretas de regeneração, sobre as quais pouco se sabe oficialmente. É através dessas escolas secretas que sabemos da existência desses sublimes seres supra-sexuais. As escolas de regeneração têm épocas de atividade pública e épocas de trabalho secreto. O Planeta Netuno governa ciclicamente a atividade dessas escolas... Netuno é estudo esotérico. Primeiro devemos estudar e depois trabalhar no laboratório... Netuno um ciclo de estudos de 165 anos... O ciclo de Netuno é o ciclo de atividade pública de certas escolas de regeneração. Somente pela Senda do Matrimônio Perfeito chegamos à Supra-Sexualidade." - O Matrimônio Perfeito, Samael Aun Weor.

25/03/13