CLXV
Textos sobre Religião
Provas Esotéricas

O Caminho espiritual é algo muito distinto da vida cotidiana, porque na vida comum e corrente vivemos a vida pela vida, no seu sentido mundano, pelo ganho financeiro, social, etc. Ou seja, algo egoísta, pessoal, mundano e material.

Quando nos comprometemos para com o caminho, se inverte uma polaridade do rumo que tomava a vida, e inicia-se uma jornada rumo ao espírito.

Então este antes profano, passa a ser provado em sua vontade em realizar aquilo que comprometeu-se, de integrar-se com sua Divindade, e cultivar suas virtudes.

Ainda que pareça difícil para alguns entender, ou acreditar, tudo o que acontece na vida deste Iniciado passa a ser uma Prova, pois este como comprometeu-se com este resgate de sua própria Alma, ele passa a ser avaliado em cada decisão que tome, cada ação que execute. Exatamente porque comprometeu-se para com esta busca da verdade e este exercício do que é justo.


Claro que o correto não é que este passe a ter ações superficiais para que atenda a aquilo que é avaliado, senão que realmente passe a encarnar estas virtudes relativas a cada situação que se apresenta na vida, pois a partir de então sua vida passa a ser moldada para atender as provas que tem de viver.


O Caminho e a Vida são de certa maneira opostos, se tomarmos a maneira como vivem a maioria das pessoas, visto que na vida cotidiana se faz qualquer coisa pelo Eu, pelo Mim Mesmo, já no caminho espiritual se busca exatamente realizar a vontade divina, e este auxilio voluntário e espontâneo a todos os seres viventes.


Estas provas que recebemos são um teste a nossas virtudes, e uma provação para verificar quão realmente estamos dispostos a seguir este caminho espiritual.


18/09/14