zzzzzzzz

 

Orações
Salmo CXIX

Aleph: Bem-aventurados os perfeitos do caminho, os que andam na lei de Jehová. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e o buscam com todo o coração. Pois não praticam iniqüidade, os que andam em seus caminhos. Tu ordenaste que sejam bem guardados teus mandamentos. Oxalá os meus caminhos fossem ordenados para guardar os teus estatutos. Então eu não ficaria envergonhado, quando atendesse a todos os teus mandamentos. Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos. Guardarei os teus estatutos: não me desampares totalmente.
Beth: Como o jovem limpará o seu caminho? Guardando a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei: não me deixes desviar dos teus mandamentos. Em meu coração guardei teus adágios, para não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Jehová; ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
Deleito-me com o caminho dos teus testemunhos, mais do que com toda riqueza. Em teus mandamentos meditarei, considerarei os teus caminhos. Regozijar-me-ei nos teus estatutos: não me esquecerei de tuas palavras.
Gimel: Faz bem ao teu servo: que viva e guarde a tua palavra. Abre os meus olhos, e verei as maravilhas da tua lei. Sou peregrino na terra: não escondas de mim os teus mandamentos. A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo. Repreendeste os soberbos, os malditos, que se desviam dos teus mandamentos. Afasta de mim o opróbrio e o desprezo, pois guardei os teus testemunhos. Príncipes também se sentaram e falaram contra mim, mas teu servo meditava nos teus estatutos. Pois teus testemunhos são o meu deleite e os meus conselheiros.
Daleth: Minha alma está abatida até o pó: vivifica-me segundo a tua palavra.
Manifestei-te meus caminhos, e tu me respondeste: ensina-me os teus estatutos. Faz-me entender o caminho dos teus mandamentos: para que medite em tuas maravilhas.
Minha alma se consome de ansiedade: sustenta-me segundo a tua palavra. Afasta de mim o caminho da mentira, e em tua misericórdia concede-me a tua lei. Escolhi o caminho da verdade: coloquei teus juízos diante de mim. Apeguei-me aos teus testemunhos: ó Jehová, não me envergonhes. Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração.
He: Ensina-me, ó Jehová, o caminho dos teus estatutos, e guarda-lo-ei até o fim.
Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e a cumprirei de todo coração. Guia-me pela senda dos teus mandamentos, porque nela tenho minha vontade. Inclina o meu coração a teus testemunhos, e não à avareza. Desvia os meus olhos para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. Confirma a tua palavra a teu servo, que te teme. Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons. Eis que tenho desejado os teus mandamentos; vivifica-me em tua justiça.
Vau: Venha a mim a tua misericórdia, ó Jehová, a tua salvação conforme o teu adágio. E darei como resposta ao que me envergonha, que confiei em tua palavra. Não retires de minha boca em nenhum tempo a palavra da verdade, pois em teus juízos espero. Sempre guardarei a tua lei, para sempre e eternamente. E andarei em liberdade, pois busquei os teus mandamentos. Falarei dos teus testemunhos perante os reis, e não me envergonharei. E me regozijarei em teus mandamentos, aos quais tenho amado. Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos.
Zain: Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar. Ela é meu consolo em minha angústia, porque teu adágio me vivificou. Os soberbos zombaram muito de mim; mas não me desviei da tua lei. Lembrei-me dos teus juízos antigos, ó Jehová, e me consolei. O horror se apoderou de mim por causa dos iníquos que abandonam a tua lei. Os teus estatutos foram os meus cânticos na casa de minhas peregrinações. Lembrei-me à noite de teu nome, ó Jehová, e guardei a tua lei. Estas bênçãos tive, porque guardei os teus mandamentos.
Cheth: Jehová é a minha porção: tenho dito que guardarei as tuas palavras. Supliquei tua presença de todo coração: tem misericórdia de mim segundo a tua palavra. Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos. Apressei-me, e não me demorei em guardar os teus mandamentos. Bandos de ímpios me rodearam; mas não me esqueci da tua lei. À meia-noite me levanto para louvar-te, pelos teus justos juízos. Sou companheiro de todos os que te temem e guardam os teus mandamentos. A terra, ó Jehová, está cheia da tua misericórdia: ensina-me os teus estatutos.
Teth: Fizeste bem ao teu servo, ó Jehová, conforme a tua palavra. Ensina-me sensatez e sabedoria, porque cri nos teus mandamentos. Antes de ser humilhado andei extraviado; mas agora guardo a tua palavra. Tu és bom e benfeitor: ensina-me os teus estatutos. Os soberbos forjaram mentiras contra mim; mas eu guardarei os teus mandamentos de todo o coração. Engrossou-lhes o coração como gordura, mas eu me regozijei em tua lei. Foi-me bom ter sido humilhado, para que aprendesse os teus estatutos. Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhões em ouro ou prata.
Iod: As tuas mãos me fizeram e me formaram; faz-me entender e aprenderei os teus mandamentos. Os que te temem me verão e se alegrarão, porque tenho esperado na tua palavra. Conheço, ó Jehová, que os teus juízos são justos, e que conforme a tua fidelidade me afligiste. Sirva agora a tua misericórdia para me consolar, conforme o que disseste ao teu servo. Venham a mim as tuas misericórdias, para que viva, porque a tua lei é a minha delícia. Envergonhem-se os soberbos, pois me caluniaram sem causa; mas eu meditarei nos teus mandamentos. Voltem-se para mim os que te temem e conhecem os teus testemunhos. Seja integro o meu coração em teus estatutos, para que eu não seja envergonhado.
Khaph: Desfalece minha alma por tua salvação; mas espero em tua palavra. Os meus olhos desfaleceram por tua palavra, dizendo: Quando me consolarás? Pois estou como odre no fumo; mas não me esqueci dos teus estatutos. Quantos serão os dias do teu servo? Quando farás juízo contra os que me perseguem? Os soberbos cavaram covas para mim, mas não procedem segundo a tua lei. Todos os teus mandamentos são verdade: me perseguem sem causa; ajuda-me. Quase me têm lançado sobre a terra; mas não deixei os teus mandamentos. Vivifica-me conforme a tua misericórdia; e guardarei os testemunhos de tua boca.
Lamed: Para sempre, ó Jehová, a tua palavra permanece nos céus. É tua fidelidade de geração em geração: tu firmaste a terra, e assim subsiste. Por tua ordem todas as coisas subsistem até hoje; pois todas elas te servem. Se a tua lei não tivesse sido meu deleite, já teria perecido na minha aflição. Nunca jamais me esquecerei dos teus mandamentos; porque neles me tens vivificado. Sou teu, salva-me; porque tenho buscado os teus mandamentos. Os ímpios me aguardaram para destruir-me, mas eu considerarei os teus testemunhos. A toda a perfeição tenho visto fim, mas o teu mandamento é excessivamente amplo.
Mem: Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. Tu, pelos teus mandamentos, me fizeste mais sábio que meus inimigos; porque estão sempre comigo. Tenho entendido mais que todos os meus mentores, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Tenho entendido mais que os velhos; porque guardei os teus mandamentos. Contive os meus pés de todo o caminho mau, para guardar a tua palavra. Não me apartei dos teus juízos, porque tu me ensinaste. Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais do que o mel à minha boca. De teus mandamentos adquiri inteligência: por tanto tenho aborrecido todo caminho de mentira.
Nun: Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Jurei e confirmei, que guardarei os teus justos juízos. Estou aflitíssimo; vivifica-me ó Jehová, conforme a tua palavra. Rogo-te, ó Jehová, que te sejam agradáveis os sacrifícios voluntários de minha boca; e ensina-me os teus juízos. Minha vida está em contínuo perigo; porém não me esqueci da tua lei. Os ímpios me armaram laço; porém não me desviei dos teus mandamentos. Tomei os teus testemunhos por herança para sempre, porque são os gozos do meu coração. Inclinei o meu coração a cumprir os teus estatutos, continuamente até ao fim.
Samech: Aborreço aos homens hipócritas, mas amo a tua lei. Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra. Apartai-vos de mim, malignos, pois eu guardarei os mandamentos de meu Deus. Sustenta-me conforme a tua palavra, e viverei, e que eu não fique envergonhado de minha esperança. Sustenta-me, e serei salvo, e regozijarei sempre em teus estatutos. Pisoteaste a todos os que se desviam dos teus estatutos, porque a astúcia deles é falsidade. Como escórias, fizeste consumir a todos os ímpios da terra, portanto tenho amado os teus testemunhos. Minha carne estremeceu por temor a ti e de teus juízos tenho medo.
Ain: Fiz juízo e justiça: não me entregues aos meus opressores. Afiança a teu servo para o bem; não permitas que os soberbos me oprimam. Os meus olhos desfaleceram por tua salvação e pela palavra de tua justiça. Faz com o teu servo segundo a tua misericórdia, e ensina-me os teus estatutos. Sou teu servo: dá-me entendimento para conhecer os teus testemunhos. Já é tempo de agir, ó Jehová, porque invalidaram a tua lei. Por isso amei os teus mandamentos mais do que o ouro, e mais do que o ouro puríssimo. Por isso considerei como retos todos os teus mandamentos sobre todas as coisas, e aborreci todo o caminho de mentira.
Phe: Maravilhosos são os teus testemunhos; por isso a minha alma os guardou.
A exposição das tuas palavras ilumina, dá entendimento aos simples. Abri a minha boca e suspirei, porque desejava os teus mandamentos. Olha-me e tem misericórdia de mim, como costumas fazer com os que amam o teu nome. Ordena os meus passos com tua palavra, e que nenhuma iniqüidade se apodere de mim. Livra-me da violência dos homens e guardarei os teus mandamentos. Faz teu rosto resplandecer sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos. Rios de águas desceram de meus olhos, porque não guardavam tua lei.
Tzade: Justo és, ó Jehová, e retos são os teus juízos. Os teus testemunhos que recomendaste são retos e muito fiéis. Meu zelo me consumiu, porque os meus inimigos se esqueceram de tuas palavras. A tua palavra é sumamente pura e o teu servo a ama.
Sou pequeno e desprezado, mas não me esqueci de teus mandamentos. Tua justiça é justiça eterna e tua lei é a verdade. Aflição e angústia se apoderaram de mim; mas os teus mandamentos foram o meu deleite. Teus testemunhos são justiça eterna; dá-me entendimento e viverei.
Coph: Clamei com todo o meu coração; responde-me, Jehová, e guardarei os teus estatutos. A ti clamei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos. Antecipei-me à aurora e clamei: esperei tua palavra. Os meus olhos se anteciparam às vigílias da noite, para meditar em teus mandatos. Ouve a minha voz, conforme a tua misericórdia: ó Jehová, vivifica-me conforme o teu juízo. Aproximaram-se da maldade os que me perseguem: afastaram-se de tua lei. Tu estás perto ó Jehová, e todos os teus mandamentos são verdade. Já faz tempo que entendi teus testemunhos, que os estabeleceste para sempre.
Resch: Olha a minha aflição, e livra-me, porque não me esqueci de tua lei.
Defende a minha causa, e me redime: vivifica-me com a tua palavra. A salvação está longe dos ímpios, porque não buscam os teus estatutos. Muitas são as tuas misericórdias, ó Jehová: vivifica-me conforme os teus juízos. Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me afastei dos teus testemunhos. Via aos prevaricadores, e me desgostava, porque não guardavam as tuas palavras. Oh Jehová, observa que amo os teus mandamentos: vivifica-me conforme a tua misericórdia. O sumo de tua palavra é verdade, e eterno é todo juízo de tua justiça.
Shin: Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração teve temor de tuas palavras. Regozijo-me em tua palavra, como aquele que acha muitos despojos.
Abomino e aborreço a mentira; amo a tua lei. Sete vezes no dia te louvo pelos teus justos juízos. Muita paz tem os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço. Tenho esperado tua salvação, ó Jehová, e os teus mandamentos tornei obra. Minha alma tem guardado os teus testemunhos; e os amei de grande maneira. Tenho guardado os teus mandamentos e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão diante de ti.
Thau: Chegue a ti o meu clamor, ó Jehová: dá-me entendimento conforme a tua palavra. Chegue a minha oração diante de ti: livra-me conforme o teu adágio. Os meus lábios proferirão louvores, quando me ensinares os teus estatutos. A minha língua falará teus adágios, porque todos os teus mandamentos são justiça. Que a tua mão esteja pronta a socorrer-me, porque escolhi os teus mandamentos. Tenho desejado a tua salvação, ó Jehová; e tua lei é o meu deleite. Viva a minha alma, e te louve: ajudem-me os teus juízos. Andei errante como ovelha extraviada; busca o teu servo, porque não me esqueci dos teus mandamentos.